Morte de estudante no Paraná traz tema da segurança escolar à pauta da Alesp

Deputados lamentaram ocorrido na cidade de Cambé; Capitão Telhada divulgou lançamento de frente parlamentar para debater essa problemática no Estado de São Paulo
19/06/2023 18:28 | Plenário | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Sessão ordinária de segunda-feira 19<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303726.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão ordinária de segunda-feira 19<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303727.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão ordinária de segunda-feira 19<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303728.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão ordinária de segunda-feira 19<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303729.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão ordinária de segunda-feira 19<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303730.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão ordinária de segunda-feira 19<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303731.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ataque a tiros no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, na cidade de Cambé, no Paraná, que deixou uma aluna de 16 anos morta e outro estudante da mesma idade ferido, na manhã desta segunda-feira (19), trouxe à pauta da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o tema da segurança nas escolas brasileiras.

A tragédia foi citada pelos parlamentares durante a sessão ordinária desta segunda na Alesp. Carlos Giannazi (PSOL), Eduardo Suplicy (PT), Reis (PT) e Capitão Telhada (PP) lamentaram o ocorrido, cobraram mais ações do Governo Estadual para evitar que casos como esse ocorram nas escolas paulistas e divulgaram o lançamento de uma frente parlamentar sobre essa temática no Parlamento Paulista.

Giannazi falou sobre a lei federal que obriga estados e municípios a promover atendimento com profissionais da Psicologia e da Assistência Social aos estudantes da rede pública. "Em São Paulo aprovamos duas leis com esse intuito e ambas foram vetadas pelo governo anterior. Só que agora é uma lei federal e tem que ser cumprida. Queremos cobrar aqui mais providências do governador para que sejam implementadas medidas que possam, efetivamente, garantir a segurança nas nossas escolas", afirmou.

Reis, por sua vez, disse que a violência nas escolas é uma realidade assustadora e que a sociedade não pode mais ignorar. "Precisamos encarar esse problema de frente e tomar medidas urgentes para garantir segurança e o bem-estar de nossos estudantes e educadores. Não podemos permitir que nossas escolas se tornem palco de tragédias", salientou.

Frente parlamentar

Capitão Telhada destacou o lançamento, na manhã desta segunda, 19, da frente parlamentar na Alesp que visa promover segurança nas escolas. De acordo com o parlamentar, o primeiro encontro do grupo já reuniu cerca de 300 apoiadores, entre prefeitos, vereadores, deputados, profissionais da Educação, representantes de entidades escolares, pais, alunos e membros das forças da Segurança Pública.

Telhada explicou que a frente terá como missão aprofundar o debate sobre o tema e apresentar soluções efetivas para o combate à violência e a garantia de mais segurança a alunos e profissionais.

Segundo ele, a missão do grupo é debater essa problemática de maneira independente de ideologias ou opiniões partidárias. "Vamos criar algo inédito no Brasil porque será feito a várias mãos. Estamos falando em salvar vidas e, então, aproveito para pedir apoio de todos os parlamentares desta Casa para fazer parte dessa frente, que, dentro de alguns meses, espero que traga algo gerador de mudança na nossa sociedade", afirmou.

Cracolândia

Além da tragédia no Paraná, a Segurança Pública também foi pautada pelo deputado Conte Lopes (PL). Ele falou sobre a criminalidade na região conhecida como Cracolândia, no centro da capital paulista. "São pessoas que trabalham e pagam nossos salários [agentes públicos] e não têm segurança nem para sair de casa", afirmou.

Santa Casa de SP

Luiz Cláudio Marcolino (PT), por sua vez, usou o tempo na tribuna para comentar sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, na Capital. O parlamentar está buscando reunir assinaturas suficientes dos colegas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Alesp. A CPI teria como objetivo apurar denúncias envolvendo o atual presidente do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da faculdade.

"Já entramos em contato com o Ministério Público para que faça a investigação necessária. Vamos também continuar fazendo essa denúncia semanalmente [na tribuna da Alesp]. É nosso compromisso com professores e alunos dessa entidade de mais de 60 anos de tradição em nosso Estado", afirmou Marcolino.

Sucen

Ainda durante sua fala na tribuna, Giannazi criticou, também, o encerramento das atividades da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). De acordo com o parlamentar, o crescimento de casos de doenças como a febre maculosa, malária, febre amarela e dengue tem relação com o fim dessa autarquia que atuava na prevenção e pesquisa de doenças. "É um absurdo que isso tem acontecido no Estado mais risco da Federação. Nossa luta é pela recriação da Sucen porque os municípios estão abandonados, sem assistência necessária", criticou.

Titãs

Por fim, Eduardo Suplicy parabenizou a banda Titãs pelos shows realizados no último final de semana, reunindo uma multidão de fãs. O grupo se apresentou com a formação original e, além de tocar seus sucessos, homenageou Marcelo Frommer (ex-integrante), Rita Lee e Erasmo Carlos.

alesp