Alesp sedia audiência pública para discutir os Institutos Federais de São Paulo

O evento, solicitado pela deputada Professora Bebel (PT), contou com a presença de representantes da instituição de diversos municípios do Estado
22/06/2023 18:23 | Audiência Pública | Jaqueline Fervolli | Bruna Sampaio e Carol Jacob

Compartilhar:

Audiência Pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi palco, nesta quinta-feira (22), da audiência pública que debateu os desafios e possibilidades dos Institutos Federais de São Paulo (IFSP). O evento, solicitado pela deputada Bebel (PT), teve como objetivo levantar demandas dos IFs para dar o devido encaminhamento.

Entre os participantes da mesa de discussão, esteve presente o representante do MEC (Ministério da Educação), Alexandre Martins Vidor. "A gente convidou a presença do MEC, porque a nossa juventude depende de perspectiva", destacou a deputada.

Maira Martins, servidora do Instituto Federal de São Paulo e representante do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica), enalteceu a iniciativa. "Gostaria de agradecer e parabenizar o mandato da deputada Bebel, que chama esse debate para falar dos Institutos Federais de São Paulo, nesse momento histórico e que o Brasil volta a sonhar novamente", disse.

Ela ressaltou que a Lei Federal 11.892/2008 determina que as ofertas dos institutos federais obedeçam 50% de cursos técnicos prioritariamente integrados ao Ensino Médio. "Não tem como pensar em aumentar o instituto federal sem pensar começar pelo Ensino Médio Integrado", acrescentou.

Expansão do Instituto Federal

A criação do Instituto Federal no município de Bebedouro foi uma das pautas levantadas e defendidas por Célio Marcos Colombo, representante do Instituto Federal de Barretos. A previsão de investimentos de instalação da instituição é de R$ 20 a R$ 30 milhões.

Alexandre Martins Vidor, representante do MEC, frisou que a rede dos Institutos Federais irá debutar em dezembro, quando a Lei Federal 11.892 completa 15 anos. "Eu acredito que, em bem pouco tempo, os Institutos federais tomarão o coração do país", disse ele, referindo-se à expansão da rede.

A deputada Bebel solicitou que o MEC analise as demandas levantadas na audiência, de manutenção dos Institutos Federais, e reforçou que irá manter contato com o Ministério.

alesp