Audiência Pública para discussão do projeto de lei sobre Cota de Tela é realizada na Alesp

A discussão sobre a valorização e promoção de produções cinematográficas nacionais contou com a presença de diversos representantes do setor de audiovisual e foi proposta pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT)
26/06/2023 17:59 | Audiência Pública | Jaqueline Fervolli | Foto: Larissa Navarro

Compartilhar:

Audiência Pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304193.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304194.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Luiz Claudio Marcolino (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304195.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cynthia Alario<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304196.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diego Costa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/doc304197.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizada nesta segunda-feira (26), no Auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, uma Audiência Pública para Discussão do Projeto Cota de Tela Estadual, solicitada pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT).

O objetivo do encontro foi dar publicidade, ampliar as discussões e coletar contribuições da sociedade para o aprimoramento e validação do Projeto de Lei 573/2023, que torna obrigatória a exibição de obras cinematográficas brasileiras, especialmente de produção independente, em salas de cinemas. A proposta é conhecida como "Cota de Tela Paulista".

No Brasil, atualmente, menos de 10% dos municípios têm sala de cinema. E grande parte dessas salas são focadas no cinema internacional. "O que faz a pessoa escolher um filme em detrimento ao outro? Como é que a gente tem acesso a filmes que nem sabe que existem?" questionou Cynthia Alario.

De acordo com dados do OCA (Observatório de Cinema e Audiovisual), foram lançados no ano passado 173 filmes brasileiros. Longas estrangeiros, foram 212. Ainda sobre desses dados, 4,2% da audiência foram para filmes brasileiros, os outros 95,8% foram para filmes internacionais.

"Veja bem a diferença de público na escolha do filme. Esse dado vem de uma ação educacional e de uma política pública, e essa discussão aqui hoje é fundamental para que a gente tenha uma inversão, e que nossos filmes sejam vistos", pontuou Alario.

Encaminhamentos

A inclusão de curtas-metragens no projeto de lei foi uma das pautas da audiência. "A ideia é trazer para dentro do projeto, fazer um aperfeiçoamento na lei, para, antes da exibição de filmes, termos apresentação de um curta-metragem nacional", disse o deputado Luiz Claudio Marcolino.

O parlamentar também sugeriu que nas audiências itinerantes sobre o Orçamento Estadual, haja representante do audiovisual, para fortalecer a luta para o setor cultural. As audiências irão ocorrer de 3 de agosto a 29 de setembro em diversos municípios paulistas.

Semana do Cinema Brasileiro Independente

A criação da Semana do Cinema Brasileiro Independente será proposta levada à Presidência da Alesp pelo deputado Marcolino. A ideia é a exibição de filmes nos plenários durante o período. "Para celebrarmos os 125 anos do cinema brasileiro, comemorado no último dia 19 de junho", acrescentou.

Compuseram a mesa do debate o deputado proponente da lei, Luiz Cláudio Marcolino; a vereadora Silvia Morales e o covereador João Scarpa, de Piracicaba; o diretor de Relações Públicas do Incine, Diego da Costa; a representante do Cena 14, Bruna Epifânio; a presidente da Associação Brasileira do Cinema de Animação, Adriana Pinto; o diretor estadual da Associação Paulista de cineastas, Rafael Terpins; e a representante da Brazucah produções, Cynthia Alario.

alesp