Dez requerimentos de deputado são aprovados na CPI do PIX

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
29/06/2023 16:35 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Deputado Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Autoridades do comércio e do sistema financeiro virão depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga Golpes com PIX e Clonagem de Cartões

Dez dos 17 requerimentos votados e aprovados na reunião desta terça-feira (27/06) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Golpes do PIX e Clonagem de Cartões foram protocolados pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT). Toda a votação foi unânime e agora diversas autoridades serão convidadas a prestar depoimento aos parlamentares.

De acordo com o deputado Marcolino, todos os convidados têm contribuições e explicações a dar sobre esse problema que afeta milhares de pessoas que usam essas ferramentas para movimentar seus recursos nos bancos ou nas diversas empresas do sistema financeiro, como as de investimentos.

Entre os convites que serão enviados agora que os requerimentos foram aprovados, estão o do presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Jorge Gonçalves Filho; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), Abram Szajan e o presidente da XP Investimentos Guilherme Benchimol. Todos deverão comparecer às reuniões da CPI para prestar informações sobre sua atuação junto ao setor financeiro e de meios de pagamentos.

Como o uso do Pix e dos cartões envolve tecnologia, o deputado Marcolino propôs e será convidado a conversar com os parlamentares o diretor executivo da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), André Porto. "Ele poderá contribuir com esclarecimentos sobre as ações das empresas que são líderes no desenvolvimento de tecnologia e quais as soluções inovadoras para melhorar o uso das ferramentas do setor financeiro e dos meios de pagamento", informou o deputado.

Da mesma forma, a expectativa é que seja esclarecedor o depoimento do outro convidado com a aprovação do requerimento na reunião da CPI, o presidente da Associação Brasileira das empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Giancarlo Greco, como também o presidente da Associação Brasileira de Criptoeconomia (AbCripto), Henrique Teixeira e o presidente da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) Diego Perez.

O objetivo do deputado foi convidar os representantes de todos os segmentos do setor financeiro, inclusive de atendimento aos consumidores, empresários e da tecnologia. Por esse motivo, também foram convidados o presidente da Associação Nacional das Corretoras e distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD), Carlos Arnaldo Borges, o presidente da Associação Zetta, Bruno Magrani e o presidente da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB) Marcio Lopes de Freitas.

Os demais requerimentos aprovados foram apresentados pelos deputados Altair Moraes (quatro requerimentos), Maria Lúcia Amary (dois requerimentos) e Capitão Telhada com um requerimento.


alesp