Alesp sedia homenagem ao grupo 'Semeadoras do Agro'

Moção de aplausos foi entregue pela Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo (Aclasp), nesta quinta-feira, 29
30/06/2023 18:09 | Reconhecimento | João Pedro Barreto, sob supervisão de Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Alesp sedia homenagem ao grupo Semeadoras do Agro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Rodrigo Moraes (PL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Ferrari, presidente da Aclasp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Juliana Farah vice das Semeadoras do Agro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alesp sedia homenagem ao grupo Semeadoras do Agro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta quinta-feira (29), uma homenagem ao grupo 'Semeadoras do Agro', que faz parte da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). A condecoração foi iniciativa da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo (Aclasp).

"Além da parte cultural e artística, nós temos a missão de preservar a memória do país, honrar a língua portuguesa e homenagear pessoas da sociedade que contribuem para o crescimento do Brasil", comentou Roberto Ferrari, presidente da Aclasp.

Além das homenagens entregues pela academia, a Guarda Civil Metropolitana concedeu a Medalha de Mérito do Estado de São Paulo à vice-presidente das 'Semeadoras do Agro', Juliana Farah, e ao deputado Rodrigo Moraes (PL), que solicitou o evento.

"Nosso Brasil é uma potência e o agro é responsável por alimentar o mundo todo. Tudo que produzimos aqui vem do agronegócio. O nosso sentimento é de que, por meio do Estado de São Paulo, a locomotiva do Brasil, possamos fortalecer o agronegócio", afirmou Rodrigo.

As Semeadoras do Agro

As Semeadoras do Agro são um grupo de mulheres presidentes de sindicatos patronais do setor rural que foi fundado, em 8 de março de 2022, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). Ao todo são 15 representantes que realizam atividades pelos municípios com produtoras rurais e empreendedoras.

"Fico muito feliz e emocionada, porque nós estamos, passo a passo, ocupando lugares que sempre foram nossos por direito, mas nunca foram reconhecidos. No agro, é uma grande vitória para as mulheres, porque nós sempre estivemos no campo, gerando produtividade, cuidando da plantação, da gestão da propriedade, mas nunca tivemos visibilidade", contou a vice-presidente do grupo Juliana Farah.

Farah disse ainda que as Semeadoras do Agro já estiveram em 45 municípios atendendo cerca de 4500 mulheres nos 16 meses de funcionamento. Segundo ela, as atividades dão ânimo e força para essas mulheres empreenderem, que, com isso, ganham autonomia financeira e liberdade.

A Faesp

A Federação Agropecuária do Estado de São Paulo (Faesp) é uma entidade que reúne os sindicatos patronais do setor rural no Estado. Segundo a diretora, Adriana Menezes da Silva, o grupo possui "grande representatividade e capilaridade" e engloba 235 sindicatos. Ainda de acordo com ela, a criação das Semeadoras do Agro era uma vontade antiga do presidente da Faesp.

Presenças

Além de Juliana Farah, Rodrigo Moraes e Roberto Ferrari, compuseram a Mesa do evento o guarda civil metropolitano Ricardo Neves Silva, que entregou a homenagem da corporação, e Mayara Nunes, filha do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

alesp