Orçamento 2024: antigo centro regional de cultura, Mirandópolis busca resgatar memória do município

Equipe de Jornalismo da Alesp percorre, durante este mês de julho, algumas das cidades do Interior paulista que receberão as audiências públicas do Orçamento Estadual
02/08/2023 16:09 | Orçamento 2024 | Matheus Batista | Fotos: Matheus Batista

Compartilhar:

Exposição na Biblioteca Municipal de Mirandópolis <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306099.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Biblioteca Municipal de Mirandópolis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306100.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Painel de Mirandópolis <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306101.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antigo festival de MPB de Mirandópolis <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306102.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Josiane Franco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306103.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sonia Valério<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306104.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Praça Manoel Alves de Athaíde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306105.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antigo Cine Teatro São Jorge<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306106.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Atual prédio onde ficava o Cine Teatro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306062.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bancos na praça Manoel Alves de Athaíde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306063.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Apresentações artísticas, festivais de música popular e ruas fechadas para lazer. Quem visita a exposição de fotos de Mirandópolis, na Biblioteca Municipal da cidade, encontra, nos registros feitos entre as décadas de 1980 e 90, um cenário que não mais condiz com a realidade do município.

A preservação da identidade de um povo, a partir da conservação de suas manifestações culturais e artísticas, é o que buscam moradores da cidade da região Noroeste do Estado de São Paulo. Com ações multidisciplinares e a luta por mais recursos, mirandopolenses trabalham para recuperar essa memória cultural do município - abandonada nos últimos anos.

Nesta última reportagem especial sobre os municípios que receberão as audiências públicas do Orçamento estadual para 2024, a equipe de Jornalismo da Alesp viajou até Mirandópolis, a 595 quilômetros da Capital, para conhecer a história de pessoas que buscam resgatar equipamentos culturais da cidade.

Memória

A exposição de fotos presente na Biblioteca Municipal de Mirandópolis faz parte do acervo pessoal de antigos moradores do município. As fotos retratam eventos e ações promovidos pela prefeitura e outras entidades de Mirandópolis há cerca de30, 40 anos.

"Mirandópolis tinha o festival de MPB da cidade, tinha as ruas de lazer, em que até três quarteirões ficavam fechados aos domingos para a realização de eventos e hoje isso acabou", conta Gerson Possenti, o "Dé", nascido em Mirandópolis em 1959.



Possenti é autor de muitas das fotos expostas na biblioteca da cidade e foi, por mais de 30 anos, organizador de eventos e ações sociais de Mirandópolis, quando trabalhava para a prefeitura. Hoje, o servidor público almeja melhores condições para a volta dessas atividades culturais. "Precisamos da boa vontade e de verba para poder trabalhar e voltar com os eventos".

Além da conservação e disponibilização do acervo literário, a Biblioteca Municipal, que é gerida pelo Departamento de Cultura e Turismo de Mirandópolis, faz as vezes de museu da cidade e mantém artigos históricos para a população local. Para a diretora da Cultura de Mirandópolis, Sonia Valério, o Orçamento do Estado poderia ser utilizado para a construção de novos equipamentos culturais na cidade. "Poderíamos ter um museu próprio. Temos moradores que possuem muitas coisas que contam a história de Mirandópolis e precisamos contar essa história", afirma.



Ao caminhar pela praça central da cidade, é possível encontrar nas antigas propagandas estampadas nos bancos de concreto um pouco dessa antiga Mirandópolis que os moradores buscam resgatar.

Bem ao lado da praça ficava o Cine Teatro São Jorge, espaço da cidade fechado na década de 1990. A estrutura do prédio, antigo ponto de encontro de moradores de Mirandópolis, ainda guarda a lembrança do passado da cidade. "Não era o maior nem o melhor, era o único", conta Gerson Possenti.

Funcionário público de Mirandópolis, Weliton Cardoso passou toda sua juventude no município e lamenta o encerramento de muitas das atividades culturais. "Acho que várias cidades perderam seus cinemas e teatros. O benefício desses equipamentos é claro. Cultura traz benefícios", diz.



Resgate

Diretora do Departamento de Educação de Mirandópolis, Josiane Franco é uma das pessoas que encabeçam as ações de resgate da identidade cultural da cidade. "Estamos esquecendo o passado e se faz necessário que a gente tenha os espaços que tínhamos antigamente. A retomada que queremos é para que nossos jovens tenham a criatividade e o pensar desenvolvido", afirma.

"Seria muito legal se tivéssemos um cinema, um museu, uma área de lazer para que os jovens e suas famílias saíssem e vivessem a cidade", completa Josiane Franco. A diretora da Educação, junto com outros departamentos da prefeitura de Mirandópolis, tem buscado nos últimos anos promover eventos para fomentar a cultura local.

"Estamos na segunda edição do nosso festival de inverno, temos uma colônia japonesa e queremos criar parcerias para revitalizar equipamentos e propor festivais. A gente precisa trazer a população para o espaço público e para isso precisamos de investimento", afirma Josiane.

Mirandópolis recebe a audiência pública do Orçamento estadual, promovida pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp no próximo dia 4 de agosto, às 10h, na Câmara Municipal. O evento é aberto ao público. Participe!

Calendário de audiências






alesp