Medalha de Honra ao Mérito: reitor Márcio Mesquita Serva será homenageado na Alesp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
07/08/2023 10:58 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Vinicius Camarinha

Compartilhar:

Deputado Vinicius Camarinha e Márcio Serva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306341.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Vinicius Camarinha e Márcio Serva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306342.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder da Federação PSDB/Cidadania, o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB), indicou o reitor da Unimar (Universidade de Marília), Márcio Mesquita Serva para receber a medalha de Honra ao Mérito Legislativo, maior homenagem concedida pela Casa.

Nesta sexta-feira (4), o parlamentar esteve na Unimar para comunicar ao reitor da homenagem no Parlamento paulista.

A honraria será concedida em sessão solene, agendada para a sexta-feira (11), no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek e deverá contar com a presença de autoridades legislativas, empresários, educadores, além de familiares do reitor da Unimar.

"Uma justa homenagem pelo trabalho, contribuição e importância do reitor não só na história de Marília, mas do nosso Estado de São Paulo e do país, afinal, milhares de profissionais que atuam Brasil afora ou até em outros países tiveram a oportunidade de formação graças à Unimar e à dedicação do Dr. Márcio com a educação", disse o parlamentar.

Educador, além de empresário e economista, com pós-graduação em Auditoria Pública Márcio Mesquita Serva é considerado um dos pioneiros da educação superior privada do país.

Começou a trabalhar aos seis anos, nos fundos da farmácia de um vizinho, lavando vidros de penicilina e éter e aos 14 anos, como auxiliar no escritório da Companhia Bandeirante de Armazéns Gerais, uma empresa de café, onde o adolescente tomou gosto pela área comercial.

Nascido em Marília, Márcio é casado com Regina Lúcia Ottaiano Losasso Serva e pai Márcia Mesquita Serva Reis (superintendente da AHBU - Associação Beneficente Hospital Universitário), Fernanda Mesquita Serva (pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar), Marcelo (em memória) e Sinara (em memória).

EDUCAÇÃO No final da década de 1960, Márcio Serva, após concluir uma pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas em auditoria pública, inicia sua carreira na área educacional. Entre 1971 e 1986, cria escolas de ensino básico e estimula a formação de professores e técnicos na região, implanta 21 cursos universitários, constrói prédios e contrata profissionais, era o início da então Faculdades Integradas de Marília.

O crescimento leva a Instituição ao projeto de universidade, a Unimar. São mais de 47 cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância, mais de 50 cursos de pós-graduação lato sensu, além de Programas de Pós-graduação stricto sensu.

Hoje, é presidente da mantenedora da Universidade de Marília reitor do maior campus universitário do interior paulista e um dos maiores do país, localizado em uma área de 350 alqueires, com mais de 120.000 egressos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

SAÚDENo ano 2000, Márcio Mesquita Serva inicia a sua incursão na área da saúde e, em novembro daquele ano, inaugurou o Hospital Universitário Unimar, que, ao completar 20 anos, presenteou a cidade de Marília com um novo moderno hospital oncológico.

"Um currículo invejável, uma referência, que merece a nossa homenagem e gratidão", concluiu o deputado Vinicius Camarinha.


alesp