Semana na Alesp começa com debates sobre operações policiais na Baixada e uso de materiais didáticos

Parlamentares subiram à tribuna da Casa para opinar sobre temas de interesse público, durante os Pequeno e Grande expedientes
07/08/2023 18:18 | Sessão Ordinária | Gustavo Oreb Martins - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão ordinária desta segunda (7)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Gianazzi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306420.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Monica Seixas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306421.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Conte Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306422.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306423.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo desta segunda (7) foi marcada por dois principais alvos de discussão entre os parlamentares: a mudança dos livros didáticos escolares para um formato digital a partir de 2024 no Estado de São Paulo e os conflitos policiais na região da Baixada Santista, que vêm ocorrendo nas últimas semanas, após o assassinato do policial militar Patrick Bastos Reis.

Sobre a decisão da Secretaria da Educação do Governo Estadual, o deputado Carlos Giannazi (Psol) teceu duras críticas ao novo modelo pretendido, afirmando que o material já existente é de ótima qualidade, e uma substituição seria inconveniente e desnecessária. "Há um grande conflito de interesses em torno dessas medidas e não podemos deixá-lo afetar a educação dos nossos estudantes", declarou.

Vale lembrar que, em discurso realizado no último sábado (5), o governador Tarcísio de Freitas afirmou que as escolas estaduais paulistas também receberão material impresso, se assim for solicitado. No entanto, até o momento, a decisão tomada pelo governo foi a de não utilizar o material oferecido pelo MEC, por meio do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), que será trocado por novos livros, de responsabilidade da Secretaria Estadual da Educação.

Operação Policial

Para falar sobre os confrontos armados entre a polícia e o crime organizado na região da Baixada Santista, a deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol) subiu à tribuna. Segundo ela, os casos violentos representam a falta de investimento e tato para lidar com essa situação por parte do Governo do Estado, que não consegue apresentar soluções eficazes.

"Essa crise advém da falta de assistência do governo e se volta para a guerra contra a criminalidade, um conflito que nunca acaba, e não tem nenhuma solução apontada em todo esse tempo, deixando mães de policiais e jovens chorando por mortes que poderiam ser evitadas", discursou Monica.

Já o deputado Conte Lopes (PL) usou o tempo regimental para manifestar apoio aos policiais da região. "Espero que a polícia continue agindo, combatendo o crime e trazendo segurança para a população", disse.

Urbanização

Por fim, o deputado Reis (PT) cobrou o Governo pela realização do projeto de duplicação da estrada M?Boi Mirim. "A população aguarda o cumprimento dessa promessa há muitos anos, junto com o prolongamento da linha lilás do metrô, do Capão Redondo até o Jardim Ângela. O projeto já passou por três mandatos diferentes e nada foi feito, precisamos protestar", manifestou.


alesp