Em sessão solene, Alesp celebra 70 anos do Corecon e Dia do Economista

Evento foi solicitado pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino, que entregou honraria a representantes do segmento
11/08/2023 15:51 | Sessão Solene | Daiana Rodrigues - Foto: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Sessão Solene em homenagem aos 70 anos do Corecon<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa Diretora da Sessão Solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306744.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem aos 70 anos do Corecon<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306745.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem aos 70 anos do Corecon<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na manhã desta sexta-feira (11), uma sessão solene em celebração ao aniversário de 70 anos da criação do Conselho Regional de Economia (Corecon) e, também, ao Dia do Economista, comemorado no dia 13 de agosto.

Na ocasião, houve entrega de uma honraria de reconhecimento ao trabalho relevante feito por representantes do segmento. O evento foi solicitado e presidido pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), que também é economista.

Declarações

De acordo com Marcolino, tanto o setor privado, quanto o público, esperam que o economista possa fazer uma boa análise do atual momento, ter as informações do passado e criar expectativas para o futuro, principalmente na questão orçamentária.

"Nós temos o papel de ajudar a diminuir as desigualdades no país e nos estados e municípios. Eu lembro que eu tinha um professor na faculdade, que disse que o médico quando erra pode matar uma pessoa, mas o economista pode matar milhões. Então, para a gente é um orgulho trazer uma sessão solene para a Alesp a fim de comemorar os 70 anos do Corecon e o Dia do Economista", declarou o parlamentar.

O presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes, reconheceu o valor desta solenidade pelo fato de que os representantes do povo paulista estão homenageando os economistas. "A gente fica muito lisonjeado com isso. O economista tem um papel social e contribui para a construção da sociedade", disse.

Já o presidente do Sindicato dos Economistas de SP, Carlos Eduardo Oliveira Júnior, contou que ser economista era seu sonho desde criança e que, apesar do cenário econômico atual não ser o ideal, vem melhorando. "A nossa luta é pela valorização da classe e trazer o bem-estar da sociedade como um todo. Acredito no papel crucial que os economistas desempenham na construção de uma nação mais justa, próspera e igualitária", disse.

A professora de Economia, Lenina Pomeranz, considerada a mulher com registro mais antigo no Corecon, foi uma das pessoas homenageadas. Ela contou sua trajetória profissional e, em seu discurso, disse que contabilistas e economistas podem contribuir para um país cada vez melhor.

Sobre o Corecon

O Conselho Regional de Economia (Corecon) é um conselho de classe que surgiu em 1953 e, neste ano, está completando 70 anos. O papel da instituição é lutar pelo desenvolvimento dos economistas em sua carreira, garantia de seus direitos, valorização do trabalho da categoria e o crescimento da economia em prol de toda a sociedade.

A prerrogativa principal da entidade é registrar os profissionais atuantes na profissão e fiscalizar os que possuem o devido registro. Além disso, o Corecon-SP une, defende e qualifica os economistas e estudantes da área.

Composição da Mesa

A Mesa da cerimônia foi presidida pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT) e contou com a presença do presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes; vice-presidente do Corecon-SP, Odilon Guedes Pinto Junior; ex-presidente do Corecon-SP de 1991 a 1992, Carlos Antônio Luque; presidente do Sindicato dos Economistas de SP, Carlos Eduardo Oliveira Júnior; economista representante de todas as mulheres do Corecon-SP, Lenina Pomeranz.


alesp