Evento na Alesp celebra 'Dia do Pedagogo Hospitalar' e reforça luta da categoria pela regulamentação

Entre os objetivos dos participantes, estavam dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais e possibilitar a troca de experiências
10/08/2023 17:30 | Dedicação | Fábio Gallacci - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

2° Encontro Rede Pedagogia Hospitalar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306684.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Márcio Nakashima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg306685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta quinta-feira (10), o "2° Encontro Rede Pedagogia Hospitalar", que celebrou o Dia do Pedagogo Hospitalar e serviu para a troca de experiências entre os profissionais da área. Organizado com apoio do deputado Márcio Nakashima (PDT), o evento fortaleceu o ciclo de valorização e reconhecimento desta atividade.

Entre os principais objetivos dos participantes, estava o de dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais participantes, além de colaborar com sugestões de políticas públicas para atuação do pedagogo hospitalar. Durante o encontro, os profissionais puderam dividir e absorver conhecimentos, mas também ressaltar de forma prática a sua importância na sociedade.

Em sua participação, Nakashima tratou sobre dois projetos de leis de seu mandato que são de interesse da categoria: o 480/2021, que cria oficialmente o Dia Estadual do Pedagogo Hospitalar, no 10 de agosto, e o 530/2023, que regulamenta a profissão de pedagogo hospitalar no Estado de São Paulo.

"Estou muito feliz por saber que, de alguma forma, o nosso mandato está contribuindo com essa importante função, que tem levado conhecimento, acalento e dignidade às pessoas que estão acamadas e precisando de apoio", afirmou o parlamentar. "Temos dois projetos de leis que versam sobre a pedagogia hospitalar e um deles diz respeito à regulamentação da profissão, que já existe de fato, estabelecendo os direitos e o devido reconhecimento para que esses profissionais possam avançar cada vez mais, ampliando os benefícios dessa atividade e mostrando a sua importância no ambiente hospitalar. Somos uma ferramenta de apoio nesta construção", acrescentou Nakashima.

O deputado ainda informou sobre os avanços destas propostas: "Temos trabalhado bastante dentro das comissões para que o projeto [de regulamentação] não fique parado na Casa. A boa notícia é que já conseguimos, junto aos colegas, um consenso para a aprovação da Lei. Agora, o próximo passo é aprovar a urgência do projeto e levá-lo para o Plenário para apreciação e aprovação definitiva", disse ele.

Vivências e avanços

Entre as ocupantes da mesa do "2° Encontro Rede Pedagogia Hospitalar", estavam a Dra. Albertina Duarte Takiuti, sanitarista e coordenadora do Programa Saúde do Adolescente da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; Dra. Marinella Della Negra, infectologista referência no tratamento de crianças e adolescente com HIV/aids; e Meire Gatti, especialista na área de Atendimento Educacional Hospitalar. Diversas outras profissionais de destaque na área também apresentaram suas vivências e avanços durante o encontro, ajudando a fortalecer ainda mais a categoria que busca pelo seu reconhecimento oficial.

alesp