Infraestrutura viária e instalações de Saúde mais capacitadas são demandas da região de Matão

Representantes dos municípios da Região Central do Estado participam da sétima audiência pública da Alesp; população espera por mais condições de desenvolvimento
18/08/2023 00:48 | Orçamento 2024 | Fábio Gallacci | Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Audiência em Matão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307162.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência em Matão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307161.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência em Matão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307159.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência em Matão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307292.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência em Matão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307293.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência em Matão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307294.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência em Matão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307295.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Investimentos em infraestrutura viária para agilizar o escoamento da forte produção do agronegócio local, além da instalação de equipamentos de Saúde mais capacitados para exames e cirurgias eletivas. Estas são as principais demandas da população da região de Matão para o Orçamento estadual de 2024. Elas foram apresentadas durante a sétima audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada nesta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Matão.

A deputada Fabiana Barroso (PL), que reside na cidade, presidiu a audiência. Também estiveram presentes o presidente da CFOP, Gilmaci Santos (Republicanos), o vice, Luiz Claudio Marcolino (PT), além do membro Enio Tatto (PT). O colega Reis (PT) não integra a comissão, mas compareceu para ouvir as demandas regionais. O objetivo desses encontros é conhecer os principais desafios locais e reunir sugestões para o Orçamento.

Dispostos a conseguir uma fatia de recursos para as suas comunidades, representantes de Araraquara, São Carlos, Jaú, Santa Rita de Passa Quatro, Pitangueiras e diversas outras cidades também estiveram presentes com suas demandas.

"Queremos entender melhor as necessidades dos municípios. Cada região tem a sua realidade e necessidade", afirmou o deputado Gilmaci. "Agradeço a inclusão de Matão no Orçamento do Estado e obrigado aos deputados por terem vindo até aqui", acrescentou a colega Fabiana.

Arroz com feijão

O prefeito de Matão, Aparecido Ferrari, reforçou as necessidades da cidade que administra e também de diversas vizinhas. "Os deputados são fundamentais para levar as nossas reivindicações para o Orçamento do Estado. O município, sozinho, dificilmente consegue atender aos anseios da população. Conseguimos entregar o arroz com feijão. Só é possível fazer algo gerando dívidas e isso eu não vou fazer", disse ele.

O presidente da Câmara Municipal que sediou a audiência da Alesp, China Calabres, engrossou o coro: "Somos uma região muito rica na produção de alimentos. Temos aqui as duas maiores empresas de sucos do Brasil, se não do mundo, por exemplo. Dependemos de uma melhor estrutura das estradas rurais", afirmou.

José Manuel de Souza , prefeito de Boa Esperança do Sul, fez um apelo contundente por mais recursos na área da Saúde: "Nossa população tem sofrido muito com a demora dos exames do SUS. Temos uma munícipe esperando há dois anos por um vaga de cirurgia de ortopedia, por exemplo. Vários municípios têm a mesma dor. Eu quero ajudar, mas não consigo. Nosso orçamento está péssimo", lamentou, apontando caminhos possíveis. "Nossa Santa Casa estava em dificuldades e investimos R$ 4 milhões em recursos próprios para que ela volte a atender da melhor forma. Com ela funcionando bem, podemos até regionalizar os nossos 16 leitos. Mas precisamos de recursos", pediu.

Força rural

Com pouco mais de 79 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2022 do IBGE, a cidade de Matão está localizada na região Central do Estado e fica a 311 quilômetros da Capital. Confirmando o perfil agro da região, a área urbana matonense engloba 59 quilômetros quadrados, enquanto a área rural alcança 488 quilômetros quadrados. A sua indústria alimentícia representa 73% da economia, sendo que 48% da produção representa áreas do plantio de cana-de-açúcar. Além disso, Matão ainda conta com 10,2 mil empresas instaladas.

Orçamento

O Orçamento do Estado é definido pela Lei Orçamentária Anual, que será votada pelo Parlamento neste segundo semestre. O documento contempla as despesas e a receita que o Governo Estadual terá à disposição para aplicar nas mais diversas áreas. A previsão é que, para 2024, esta receita seja de R$ 307 bilhões - a segunda maior do País, atrás apenas da União.

Com as audiências realizadas pela CFOP, a população paulista pode participar da construção do Orçamento estadual, apresentando suas propostas, ideias e reivindicações para os municípios.

Como participar

Durante os meses de agosto e setembro, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia percorrerá 26 municípios para colher as principais demandas da população. A próxima cidade visitada será Lins, na Região Administrativa de Bauru, nesta sexta-feira (18). O encontro será na Câmara Municipal - Rua Maestro Carlos Gomes, 22, Centro, a partir das 10h.

Importante lembrar que a participação da população pode ocorrer de três formas: presencialmente, no local do evento; por meio de videoconferência (Link: http://bit.ly/orcamento2024; Senha: 2024); ou ainda acompanhando a transmissão em tempo real pelo canal da Alesp no YouTube.


alesp