Deputado debate com presidente do TJ-SP implantação de Vara Criminal em Araras

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
25/08/2023 17:03 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:

Deputado Carlos Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307689.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307690.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307667.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307691.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Cezar (PL) participou, na tarde desta quinta-feira (24), de uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), desembargador Ricardo Anafe, acompanhado pelos deputados federal Jefferson Campos (PL) e estadual Danilo Balas (PL) e autoridades do Poder Público e sociedade civil da cidade de Araras. O encontro tratou da instauração de uma 2ª Vara Criminal na comarca do município.

Atualmente, a Vara Criminal de Araras não atua exclusivamente com processos criminais, mas também da Infância e Juventude, das Execuções de Pena e Multa, do Júri e de Violência Doméstica, demanda que sobrecarrega o Judiciário local. Em 2022, a Vara Criminal recebeu 716 denúncias, além da distribuição de 329 processos da infância e 985 execuções criminais.

Ao lembrar que Araras possui cerca de 140 mil habitantes, Carlos Cezar destaca que os dados levantados pelo Poder Judiciário revelam que o município recebe um volume de processos judiciais maior em comparação a outras cidades com população semelhante, cujas comarcas contam com duas ou três Varas Criminais. "Saímos do encontro com o presidente do TJ-SP com boas perspectivas para que, em breve, Araras possa contar com essa 2ª Vara Criminal, o que diminuirá a atual sobrecarga do Judiciário e permitirá um andamento mais ágil aos processos", afirma.

Estiveram ainda presentes na audiência com o desembargador Ricardo Anafe o prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu; os vereadores Dra. Deise Olímpio e Dr. Apolari; os juízes de Araras, Rodrigo Nagase (1ª Vara Cível e diretor do Fórum), Rafael Filgueira (Vara Criminal), Lucas Camargo (Juizado Especial Cível e Criminal) e Matheus Martins (2ª. Vara Cível); os promotores de Justiça, Cassiano Zancolli e Luciana Beneti; o secretário municipal de Justiça, Raphael de Oliveira; o procurador-geral do município, Leandro Christianini; o presidente da subseção de Araras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcos Pereira; e o membro da comissão mista de Assuntos Institucionais entre o TJ-SP, a OAB e a Defensoria Pública, Alexandre Rollo.


alesp