Lançada na Alesp, Frente pelos Fundos Sociais quer "somar forças" na solidariedade a quem precisa

Ana Carolina Serra, coordenadora da Frente, convocou solenidade com prefeitos, primeiras-damas e gestores de Fundos Sociais do Estado
28/08/2023 18:21 | Frente Parlamentar | Juliano Galisi, sob supervisão de Cléber Gonçalves | Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Frente Parlamentar em Apoio aos Fundos Sociais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307755.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Apoio aos Fundos Sociais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307756.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Carolina Serra (Cidadania) coord. da Frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307757.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Serra (PSDB) prefeito de Santo André<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307758.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sediou, na tarde desta segunda-feira (28), o evento de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio aos Trabalhos dos Presidentes dos Fundos Sociais Municipais do Estado de São Paulo. Ana Carolina Serra (Cidadania), coordenadora do bloco, regeu os trabalhos da sessão, que contou com presença de prefeitos e primeiras-damas de todo o Estado de São Paulo.

Integrando a Mesa Diretora, estiveram Marcia Achilles, prefeita de Guaimbê, na figura de representante das prefeitas paulistas; Silvio Martins, prefeito de Pradópolis, representando os prefeitos; Berenice Giannella, presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo; e Ana Claudia de Fabris, presidente do Núcleo de Inovação Social de Santo André.

"Somando forças"

"Foi uma ideia de somar forças", afirmou Ana Carolina no início da solenidade. Segundo a deputada, o Fundo Social de Solidariedade de Santo André, do qual foi gestora, fundiu uma série de iniciativas ligadas à assistência social e acabou por intensificar o impacto dessas políticas públicas. A começar, de acordo com Ana Serra, por um alinhamento de princípios, dentre eles a "prestação de contas" e o "ESG".

Exemplificando as políticas de assistência social empreendidas pelo Fundo, a parlamentar destacou a reativação do Banco Municipal de Alimentos de Santo André. A distribuição de alimentos, segundo Ana Carolina, "traz dignidade aos beneficiários". A deputada destacou que, uma vez reativado, o Banco passou a distribuir itens para além dos gêneros alimentícios, ampliando o escopo de atuação da iniciativa.

"O andreense ajuda o andreense", disse Ana Carolina sobre o senso de solidariedade entre munícipes que o Fundo Social de Santo André busca estabelecer.

Políticas complementares

Paulo Serra (PSDB), prefeito de Santo André e companheiro de Ana Carolina, reiterou o "compromisso com a sociedade" firmado por meio das políticas públicas de assistência social. "Às cidades que não têm um Fundo Social: invistam nessa política. (...) Invistam, pois as pessoas reconhecem", declarou o prefeito.

De acordo com Paulo, o "respeito ao dinheiro público" e a "responsabilidade fiscal" não são excludentes à criação de uma "teia de proteção social. "Pelo contrário. (...) São complementares", ponderou o mandatário.

Propósito da Frente

O propósito da Frente Parlamentar coordenada por Ana Serra é consolidar os esforços ligados à estruturação de Fundos Municipais por todo o território paulista, criando espaços de diálogo e políticas de cooperação entre as iniciativas locais. Além de Ana Carolina, o bloco suprapartidário conta com 19 membros apoiadores.

"Essa troca de ideias e projetos, para nós, que estamos lá nos municípios, é muito importante", afirmou Anay Santos, primeira-dama de Areiópolis. Anay representava, na cerimônia de hoje, todas as gestoras de Fundos de Solidariedade do Estado de São Paulo. Tradicionalmente, a presidência de honra dessas entidades é cedida às primeiras-damas dos municípios.

Berenice Giannella, do Fundo Social do Estado de São Paulo, saudou a iniciativa de Ana Carolina e fez uma breve exposição acerca do Fundo Estadual, que tem como propósito consolidar todas as políticas de solidariedade de âmbito local. A entidade do Governo do Estado, segundo Giannella, atua nos 645 municípios paulistas e tem convênios com mais de mil entidades sociais.

alesp