Referência na avaliação de marcas no Brasil, a plataforma Reclame Aqui revelou a deputados da Alesp que a reputação da Enel oscilou negativamente nos últimos meses, transitando entre Regular, Ruim e Não Recomendada - a última é uma das classificações mais baixas. Nesta quarta (30), o presidente da Reclame Aqui, Edu Queiroz Neves Neto, entregou à CPI da Enel relatórios estatístico e analítico das opiniões de consumidores cadastrados na plataforma a partir do território geográfico de São Paulo. Os documentos devem subsidiar o relatório da Comissão. "A partir da solução e do atendimento que as pessoas recebem, a gente gera um índice que mede a qualidade desse relacionamento", informou o executivo. Ele explicou que a nota é calculada por meio da média aritmética de quatro parâmetros: índices de resposta e de solução, novos negócios e nota geral. No caso da Enel, as principais reclamações dos clientes, segundo o Reclame Aqui, relacionam-se com cobrança indevida, demora na execução e mau atendimento. A concessionária distribui energia elétrica para mais de 20 milhões de paulistas. Além da queda na reputação, acrescentou o presidente da plataforma, a Enel, desde maio, parou de responder o canal. "O consumidor continua registrando [as reclamações]. Quando não responde, a tendência é o índice piorar", ressaltou. Complementos aos relatórios Os deputados estaduais Luiz Claudio Marcolino (PT) e Carla Morando (PSDB), relatora da CPI da Enel, solicitaram informações complementares ao presidente do Reclame Aqui. A intenção seria segregar o relatório analítico por municípios de residência dos reclamantes. É que o foco da CPI é investigar o fornecimento de energia elétrica na região metropolitana de São Paulo. Em raciocínio semelhante, o presidente do colegiado investigativo, deputado Thiago Auricchio (PL), pediu que a plataforma elabore um estudo comparativo dos índices de reputação das distribuidoras do país. A Enel, por exemplo, atua no Rio de Janeiro e Ceará - uma CPI cearense também apura a atuação da empresa.