Mais de uma cracolândia e erros em material digital são tratados em sessão da Alesp desta quinta, 31

Acolhimento humanitário também foi destaque no Parlamento durante o Pequeno e Grande Expediente
31/08/2023 18:42 | Plenário | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão ordinária desta quinta-feira (31/08)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg308026.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão ordinária desta quarta-feira (31/05)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg308027.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão ordinária desta quinta-feira (31/08)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg308028.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão ordinária desta quinta-feira (31/08)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg308029.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão ordinária desta quinta-feira (31/08)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg308032.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão ordinária desta quinta-feira (31/08)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg308033.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão ordinária desta quinta-feira (31/08)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O conteúdo de reportagens publicadas pela imprensa pautou os debates da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (31). Uma dessas matérias tratou do "reconhecimento" do Governo de que há 143 aglomerações de consumo de drogas, chamadas popularmente de cracolândias, espalhadas pelo estado.

O deputado Reis (PT) levantou esse tema e leu a reportagem na íntegra. "Surpreendente esse reconhecimento de que não existe só a conhecida Cracolândia no centro da capital", comentou.

Material digital

Outra reportagem elencando erros em material digital produzido pela Secretaria Estadual da Educação também foi citada no Parlamento. Além de Reis, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que os slides possuem outros erros e lembrou da liminar judicial garantindo a manutenção nas escolas paulistas dos livros didáticos oferecidos pelo Ministério da Educação.

Ainda sobre o tema da Educação, Giannazi levantou um assunto que tem preocupado mais de 100 mil professores "categoria O". Ele citou que a contribuição para o Regime Geral da Previdência Social não está aparecendo nos holerites dos educadores e que o próprio presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não soube informar o que está havendo. "O que o Governo está fazendo? Isso é muito grave", questionou.

Acolhimento humanitário

O deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos) citou, na tribuna da Alesp, que a cidade de Guarulhos tem agido para acolher refugiados do Afeganistão que estão desembarcando no aeroporto da cidade. Já são mais de 4 mil refugiados que chegaram no Brasil. O parlamentar pediu mais ações do Governo Federal no acolhimento a essas pessoas e comentou seu apoio para que Guarulhos seja reconhecida como cidade fronteira.

Eduardo Suplicy (PT) contou que participou de um evento no Congresso Nacional que lançou a Frente Parlamentar de Combate às Desigualdades e criticou a distância entre os mais ricos e os mais pobres no Brasil. "Essa Frente nasce com intuito de formar uma bancada para defender essa pauta", comentou, relatando que mais de 6 milhões de brasileiros vivem com renda de até R$ 150.

Política

Luiz Cláudio Marcolino (PT) subiu à tribuna da Alesp para defender a vereadora Roberta Stopa, de Ourinhos, que vem enfrentando uma Comissão Processante para apurar possível quebra de decoro por conta de uma publicação nas redes sociais. "Não tem cabimento. É uma prerrogativa parlamentar", afirmou, citando que o partido irá se posicionar em defesa de Roberta.

Por fim, Conte Lopes (PL) comentou que o governador Tarcísio vem encontrando dificuldade em lidar com a classe política e que isso é natural, já que o chefe do Executivo é considerado um técnico e não um político de longa data. "[O Tarcísio] tem que ouvir mais a classe política", opinou.

alesp