Sessão: Parlamentares repudiam caso de importunação sexual na Unisa

Deputados e deputadas apresentaram ações e cobraram punição criminal aos envolvidos
19/09/2023 18:30 | Sessão Ordinária | Jaqueline Fervolli - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309125.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309126.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309127.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309128.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg309139.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Deputados e deputadas da Alesp subiram à tribuna na tarde desta terça-feira (19), no Plenário Juscelino Kubitscheck, da Assembleia legislativa do Estado de São Paulo, para explanar indignação contra o fato divulgado recentemente que expôs alunos do curso de Medicina da Unisa (Unversidade de Santo Amaro) em ato de importunação sexual contra alunas durante os jogos universitários da instituição. O fato aconteceu em abril.

O deputado estadual Carlos Giannazi (PSol) informou que acionou o Ministério Público e o MEC (Ministério da Educação) em relação ao que chamou de 'ato execrável'. "Isso é pouco, nós temos que exigir punição rigorosa a todos os 20 alunos". Ele acrescentou que a universidade informou que expulsou 6 estudantes, mas cerca de 20 cometeram o ato.

O parlamentar pediu que a instituição entregue os nomes dos estudantes ao Conselho Regional de Medicina, para que não possam exercer a profissão de médico. "Tem que criminalizar sim, porque houve importunação sexual." O deputado Agente Federal Danilo Balas (PL) parabenizou Giannazi pela ação e também repudiou o feito.

A deputada Thainara Faria (PT) também cobrou providências e questionou: "Como é que nós, em 2023, podemos permitir e achar normal que, em abril, um grupo de estudantes do grupo de medicina possa se masturbar enquanto acontece um jogo feminino?". Ela protestou contra o caso e recordou episódios em que médicos usavam anestesia para estuprar pacientes. "Nós não podemos dizer que as coisas não estão ligadas".

A parlamentar ainda argumentou que a universidade demorou a tomar providências e reiterou que apresentou projeto lei, antes mesmo de o caso vir à tona, que responsabiliza universidades sobre atitudes dos estudantes em casos de violência.

"Quero aqui não só reforçar [os discursos dos parlamentares], mas trazer toda a minha manifestação a essa atitude indigna e obscena de estudantes de medicina", reforçou a deputada Beth Sahão (PT).

Parkinson

A deputada Paula da Bancada Feminista (Psol) manifestou solidariedade ao deputado Eduardo Suplicy (PT) sobre confirmação do seu diagnóstico de Parkinson e tratamento com canabidiol. "Isso é muito importante, inclusive para quebrar barreiras sobre o tratamento", disse. O fornecimento de medicamentos à base de Cannabis foi aprovado na Alesp e convertido na Lei 17.618/2023, que está em fase de regulamentação.

Durante o uso da palavra, a deputada fez coro aos demais parlamentares que manifestaram repúdio sobre o caso dos estudantes que 'correram pelados' pela quadra nos jogos universitários da Unisa. A parlamentar informou que o MEC oficiou a universidade para que tomasse providências, o que resultou na expulsão de seis estudantes. "É importante dizer que, infelizmente, no Estado de São Paulo, esse não é um caso isolado." Ela lembra que desde 1999 existe uma lei estadual que proíbe qualquer prática de trote que coloque em risco a integridade dos alunos.

Mairinque

Em seu tempo de fala, o deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos) falou sobre agenda no interior do Estado, em que recebeu o prefeito de Mairinque, Antonio Alexandre, em Sorocaba, que solicitou a reabertura do Hospital Municipal. "Um município de quase 50 mil habitantes e não tem um hospital para o povo", registrou.

Piracicaba

O deputado Alex Madureira (PL) parabenizou o governador pela volta das carretas Mulheres de Peito, que, de acordo com ele, ficaram paradas devido à pandemia. O equipamento estará em Piracicaba nos próximos dias. Ainda sobre sua região de representatividade, ele também destacou que recebeu a informação da Secretaria de Segurança do Estado de que todas as cidades sedes do Deinter terão, até dezembro do ano que vem, delegacias 24 horas, inclusive Piracicaba.

Mudanças Climáticas

A deputada Marina Helou (Rede) falou sobre o impacto das mudanças climáticas e a importância das ações em favor da população. Ela cita que oficiou o prefeito de São Paulo e o Governo do Estado para que possam cuidar da população, especificamente a de maior vulnerabilidade. "Lembrando que não é só nessa semana, a gente precisa de políticas contínuas de emergências climáticas."

A deputada também repudiou a importunação sexual cometida pelos estudantes da Unisa. "Eles precisam responder a um processo e sofrer a punição".

Durante seu pronunciamento ela também lamentou o veto do governador ao Projeto de Lei 134/2022, aprovado em agosto pela Alesp, que instituiria a Política Estadual de Proteção e Combate contra o Vírus Papilomavírus Humano, o HPV.

Zona Sul

O deputado Reis (PT) falou sobre a necessidade de ensino técnico e universidade para a Zona Sul de São Paulo e a criação de uma Frente Parlamentar. "Peço aos deputados que assinem pela criação dessa Frente Parlamentar para o Jardim Ângela", acrescentou.

Agronegócio

O deputado Valdomiro Lopes (PSB) usou seu tempo regimental para exaltar a produção de grãos no país e cobrou ações dos governos federal e estaduais para o armazenamento das culturas.

Relacionamentos homoafetivos

A deputada Leci Brandão (PCdoB) subiu à tribuna para manifestar sua indignação contra o projeto de lei que quer proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em discussão na Câmara Federal. "Querem aparecer? Apareçam com trabalho pelo bem de povo."

Educação

A deputada Professora Bebel (PT) falou sobre os problemas enfrentados pelos professores e ressaltou que mais de 100 profissionais por mês deixam a sala de aula no Estado. Ela cobrou promessa de campanha de revogar a Lei Complementar 1.374/2022, que, segundo ela, acabou com a carreira e colocou subsídio para a categoria.


alesp