Sabesp e Orçamento da Educação são destaques da 122ª sessão ordinária na Alesp

Deputados criticaram as propostas de desestatização da Sabesp e de corte no orçamento da área educacional no Estado de São Paulo
18/10/2023 18:42 | Expediente | Giullia Chiara sob supervisão de Cléber Gonçalves - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Sessão Ordinária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311492.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Ordinária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311493.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Ordinária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311494.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Ordinária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311495.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Ordinária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg311496.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (18), os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo usaram seus respectivos tempos de tribuna para falar sobre os principais acontecimentos da semana, destacando propostas para cortes orçamentários e privatizações.

Os parlamentares podem usar um tempo regimental de 5 e 10 minutos para discutir temas livres, nos Pequeno e Grande Expedientes, respectivamente.

Sabesp

A pauta mais citada pelos parlamentares durante a sessão ordinária foi a possível desestatização da Sabesp. O deputado Dr. Jorge do Carmo (PT) comparou o caso com a privatização da Enel: "A privatização da Eletropaulo reduziu as tarifas? Melhorou o serviço? Pelo contrário".

Os deputados Luiz Claudio Marcolino (PT), Carlos Giannazi (Psol) e Simão Pedro (PT) também citaram os motivos para serem contrários à privatização.

Covid-19

O Deputado Simão Pedro (PT) subiu à tribuna durante o Pequeno Expediente e criticou duramente o Artigo 36 do Projeto de Lei 1.245/2023, que prevê a anistia para multas dos cidadãos que descumpriram as normas de segurança sanitária durante a pandemia do Coronavírus. "Deu uma repercussão muito negativa para essa casa e para o governador, era um projeto para presentear os ex-presidente", pontuou o parlamentar. Os deputados Carlos Giannazi (Psol) e Reis (PT) também se posicionaram contra o chamado "jabuti do PL" aprovado nesta última terça-feira (17).

Educação

"Esses 5% tirados da Educação significam mais do que o Bolsonaro queria fazer lá em 2019 com as universidades e com todos nós da Educação Básica. Vai significar 9 bilhões de reais a menos na educação", declarou a deputada Professora Bebel (PT) em protesto à proposta de redução orçamentária do Governo para a Educação.

Gianazzi reforçou a falta de transparência com relação à contribuição previdenciária dos professores do Centro Paula Souza. O parlamentar também denunciou o grupo empresarial chileno Vitamina, que comprou escolas de ensino infantil e soma reclamações com suspeitas de golpe.

Outros temas

Durante o expediente, os deputados Guilherme Cortez e Monica Seixas (Psol) se solidarizaram com o povo palestino e condenaram a guerra no Oriente Médio.

A parlamentar Beth Sahão (PT) citou dados sobre o aumento da violência contra a mulher no Estado de São Paulo e cobrou autoridades: "Precisamos ter políticas públicas para que essas violências não aconteçam".

O Deputado Eduardo Suplicy (PT) defendeu a criação da renda básica e apresentou dados sobre o aumento da população de rua em São Paulo.

alesp