Comissão de Saúde da Alesp vai à região de Barretos e conhece principais demandas locais

Audiência teve como missão fazer um diagnóstico da área nos 18 municípios abrangidos pelo DRS V
26/10/2023 18:53 | Audiência Pública | Rafael Sotero Garcia, sob supervisão de Tom Oliveira

Compartilhar:

CS em Barretos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312135.jfif' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CS em Barretos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312136.jfif' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CS em Barretos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg312137.jfif' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (26), uma audiência pública em Barretos para diagnosticar a situação atual da área nos dezoito municípios abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde V (DRS V).

Ao final da reunião, foi apresentada a possibilidade de que emendas parlamentares possam colaborar com o custeio da rede do atendimento na região.

Reuniões descentralizadas

Segundo a deputada Bruna Furlan (PSDB), presidente do colegiado, reuniões fora da sede da Alesp têm por objetivo descentralizar o amparo na Saúde do Estado. "A Comissão de Saúde põe novamente o pé na estrada para visitar os dezessete departamentos regionais e conhecer de perto a realidade de todos os cantos do Estado. A vida tem muito valor e a saúde tem pressa" comentou.

Também foram apresentadas por Ivana Clemente Castro, diretora do DRS V, outras ações para o aprimoramento da saúde regional. Um exemplo foi a liberação do aumento no número de cateterismos para 70 por mês, além dos casos urgentes. Ivana também destacou que o Departamento está trabalhando para ampliar o total de cirurgias de alta complexidade.

Reivindicações e demandas

Os representantes dos municípios presentes na audiência tiveram a oportunidade de fazer reivindicações e apontamentos. Paula Lemos, prefeita de Barretos, solicitou uma ajuda de custo para a manutenção do SAMU, além da ampliação desse serviço de urgência e emergência para a cidade de Bebedouro. Essa medida teria possibilidade de melhorar o atendimento das cerca de 300 mil pessoas que moram na região.

"Inaugurar é fácil. O duro é a manutenção dos serviços", comentou Paula Lemos. Ainda segundo a prefeita, o Governo Federal paga 25% dos custos, valor que é insuficiente. Ainda foram demandados recursos para a reconstrução da Santa Casa e para o atendimento a pacientes que necessitam de diversos procedimentos, como a colocação de implantes auditivos.

Já os prefeitos Lucas Seren, de Bebedouro, e Dieb Taha, de Colina, pediram novos equipamentos e recursos para a realização de tomografias e ressonâncias magnéticas para a população local.

Também estavam presentes os representantes dos outros municípios abrangidos pelo DRS V: Altair, Cajobi, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Severina, Taiaçu, Taiuva, Taquaral, Terra Roxa, Viradouro, Vista Alegre do Alto.

alesp