Com participação da presidência da Alesp, Defesa Civil lança campanha "São Paulo Sempre Alerta"

Programa apresenta plano integrado para ampliar alertas e proteger população em eventos extremos para além das chuvas de verão
15/12/2023 16:12 | Prevenção a desastres | Matheus Batista - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar:

André do Prado participa da cerimônia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg316140.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento da campanha SP Sempre Alerta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg316139.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tarcísio de Freitas discursa sobre ações <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg316141.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coordenador da Defesa Civil celebrou parceria  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2023/fg316142.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com foco na prevenção de desastres e prontidão contínua da Defesa Civil do Estado para eventos climáticos extremos, o Governo Estadual lançou, nesta quinta-feira (14), o programa "São Paulo Sempre Alerta".

A solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado André do Prado (PL), que destacou o papel da Casa no programa. "Cabe a nós nos estruturarmos melhor, com ações integradas e através do Orçamento, aumentando os recursos da Defesa Civil, para que em todos os municípios ela esteja mais preparada para os eventos que possam ocorrer", disse.

A campanha vem para substituir a tradicional operação "Chuvas de Verão", desempenha pela Defesa Civil anualmente. Para este e o próximo ano, a iniciativa vai integrar diversas secretarias estaduais e ampliar as ações de alerta em situações de risco, além do investimento em tecnologia de ponta para monitoramento meteorológico e proteção da população.

Segundo o Governo Estadual, uma das ações incorporadas pela campanha é o uso de novas sirenes de alerta para temporais em áreas de risco. O equipamento já começou a ser utilizado em São Sebastião, no Litoral Norte, e também será instalado nas cidades de Guarujá, na Baixada Santista, e em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. As regiões foram selecionadas devido ao histórico de inundações e deslizamentos no período chuvoso.

Outra novidade é a modernização do monitoramento meteorológico feito pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Um novo radar foi instalado no município de Ilhabela, no Litoral Norte, com capacidade para acompanhar tempestades e rajadas de vento em toda a costa paulista, sob investimento de R$ 10 milhões. O software Earth Network também é usado para registrar descargas elétricas na atmosfera com mais precisão, facilitando a emissão de alertas em tempo real.

"O SP Sempre Alerta é um programa que se pereniza e vai englobar toda a nossa preparação para o período de chuvas e também o de estiagens. As lições que aprendemos nos eventos que temos passado estão fazendo a gente aperfeiçoar procedimentos", disse o governador Tarcísio de Freitas.

Para o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel PM Henguel Ricardo Pereira, o Estado está preparado. "É um período prioritário para nós da Defesa Civil. Nosso time é unido e preparado para enfrentar os desafios que a natureza nos traz no período de chuvas".

Henguel agradeceu a presença de parlamentares no evento de lançamento e falou sobre a parceria entre Legislativo e Defesa Civil. "O presidente André do Prado é um grande amigo da Defesa Civil e há muitos anos nos apoia. Agora, como presidente da Assembleia, mais ainda. Estamos falando no que pode o Parlamento nos ajudar", disse.

O deputado Tomé Abduch (Republicanos) também participou da cerimônia, além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, secretários estaduais e gestores municipais.

alesp