Conquistas e lutas femininas são destaque na Sessão Ordinária desta sexta, 8, na Alesp

O combate à violência de gênero também esteve na pauta dos parlamentares
08/03/2024 17:38 | Plenário | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Deputados durante a Sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320244.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Reis (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320245.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi (Psol)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320246.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Eduardo Suplicy (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320247.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Lucas Bove (PL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320248.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada nesta sexta-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, os deputados enalteceram a luta feminina e discursaram sobre representatividade na política e em cargos de comando. Também foram destacados desafios a serem superados, como a violência de gênero, por exemplo.

Diariamente, na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, os parlamentares dispõem do Pequeno e do Grande Expedientes, momentos nos quais podem falar sobre temas diversos, por até 5 e 10 minutos, respectivamente.

Resistência

O deputado Reis (PT) celebrou a força e resistência das mulheres que lutam por pautas de igualdade em diversos âmbitos, reiterando que muitas áreas como Educação, Segurança e mercado de trabalho ainda precisam de manutenção e melhorias na qualidade de vida feminina. "As mulheres são maioria no mercado de trabalho com ensino superior, representando 60,3% deste total, no entanto, elas ocupam apenas 39,3% dos cargos de liderança e gerência. Elas trabalham mais e recebem menos, então, ainda tem muito a ser trabalhado nessa luta por direitos", explicou Reis, mencionando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao mesmo assunto, os deputados Eduardo Suplicy (PT) e Lucas Bove (PL) lamentaram dados que apontam um aumento no número de feminicídios. Para Bove, "é preciso refletir sobre esse aumento para exaltar as qualidades e ampliar o respeito às mulheres não só hoje, mas todos os dias".

Outros temas

No âmbito de planejamento e organização do Poder Público, o deputado Suplicy incentivou o diálogo entre Governo do Estado e Assembleia Legislativa, propondo que seja realizada, no início dos anos legislativos, uma ação para alinhar metas e objetivos, bem como as ferramentas para cumpri-los, entre os poderes.

Discursando sobre Educação, o deputado Carlos Giannazi (Psol) criticou a distribuição de renda no ensino da escola cívico-militar, proposta pelo Governo do Estado. Segundo o deputado, no projeto, consta uma maior parcela de renda direcionada aos policiais que atuarão nas escolas. De acordo com o parlamentar, deste modo os agentes receberiam uma quantia maior que a dos professores, algo que seria injustificado.


alesp