Deputada propõe criação de Semana da Língua Portuguesa

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
03/05/2024 15:21 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Delegada Graciela

Compartilhar:

Deputada Delegada Graciela <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323505.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Proposta da deputada estadual Delegada Graciela (PL) pretende criar a Semana da Língua Portuguesa, a ser comemorada anualmente, em todo o estado, na semana do dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O Projeto de Lei 296/2024 foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nesta semana, seguindo sugestão do presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Franca, Acir de Matos Gomes.

Gomes é escritor, professor e doutor em Língua Portuguesa e teve participação direta na formulação da proposta. Um trecho do artigo "Manifesto em prol da nossa Língua Portuguesa", assinado por ele, foi inserido na justificativa da proposta.

"Damos importância para a nossa Língua Portuguesa? Qual a importância para um país que o seu povo domine e se aproprie da língua? Qual a língua oficial do Brasil? Infelizmente, não damos importância para a Língua Portuguesa, não valorizamos a educação do povo brasileiro", diz o professor em uma passagem de seu texto.

As questões e a resposta expressas no trecho destacado demonstram a motivação e a relevância do Projeto de Lei 296/2024.

"Fiquei sensibilizada ao ler o artigo do Doutor Acir. Nada mais emblemático que o estado mais populoso do país realize ações para conscientizar sobre a importância da Língua Portuguesa. Vou trabalhar pela aprovação do projeto e para que Semana da Língua Portuguesa seja incorporada pelo Governo do Estado de São Paulo, com ações efetivas e resultados práticos", afirmou a deputada Delegada Graciela.


alesp