22/02/2013 - 12ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/03/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / OSVALDO VERGINIO / RAMALHO DA CONSTRUÇÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a visita do Vereador de Diadema, Atevaldo Vieira Leitão.
2 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Menciona carta recebida da comissão consultiva do Iamspe a respeito da Lei 03, de 2012, aprovada por esta Casa, e vetada pelo Governador. Presta esclarecimentos a respeito da matéria. Parabeniza a Apeoesp pelo ato realizado hoje, pela valorização dos professores categoria "O", e a derrubada do veto desta lei. Informa encontro, esta semana, com o Secretário da Educação para discutir o fechamento do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Vargem Grande.
3 -  EDSON FERRARINI
Recorda a morte de jovem em jogo do Corinthians, na Bolívia. Destaca lei, de sua autoria, e do Deputado Nabi Abi Chedid, aprovada em 1996, sobre o tema. Informa que a matéria proíbe a entrada de bebida alcoólica, fogos de artifício, haste de bandeira, entre outros, nos estádios do Estado. Menciona que os policiais japoneses, antes da Copa do Mundo, vieram ser treinados pela Polícia Militar de São Paulo.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Divulga abaixo-assinado de Ivo Herzog para o impeachment do dirigente da CBF e organizador local da Copa do Mundo, José Maria Marin. Afirma ser ele grande apoiador da ditadura no Brasil. Lembra pronunciamento de José Maria Marin, quando Deputado Estadual, nos anos 70. Informa que seu discurso versava contra o jornalismo crítico da TV Cultura, cujo diretor era Vladimir Herzog, preso e morto dias após o pronunciamento. Exibe documentos e vídeo sobre o tema. Cita o movimento para que José Maria Marin preste depoimento na Comissão da Verdade, nesta Casa.
5 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Assume a Presidência.
6 -  JOOJI HATO
Resgata o discurso do Deputado Edson Ferrarini sobre o ocorrido, na Bolívia, em jogo do Corinthians. Afirma que o time não pode ser responsabilizado pela morte, mas, sim, os seus torcedores. Ressalta a falta de fiscalização na entrada do estádio. Informa que será liberada a venda de bebida alcoólica nos estádios durante a Copa do Mundo no Brasil. Destaca a blitz realizada pela Polícia Militar nos estádios de São Paulo. Manifesta-se contra a punição sofrida pelos torcedores. Pede a blitz em ônibus de torcedores parados nos estacionamentos dos estádios durante os jogos. Lembra os dois pilares da violência: armas e bebida alcoólica, juntamente com as drogas.
7 -  OSVALDO VERGINIO
Cumprimenta o batalhão de choque e a polícia militar. Lembra o seu discurso, ontem, a respeito da criação da inspeção veicular em cidades do interior do Estado. Afirma que a inspeção deveria ser realizada pela própria fabricante dos carros. Menciona a grande quantidade de radares nas cidades. Cita preocupação com o meio ambiente. Ressalta que, na troca de eletrodomésticos por novos, os consumidores não têm o que fazer com os antigos. Discorre sobre as dificuldades da mobilidade urbana na Grande São Paulo.
8 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
9 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Cumprimenta o Vereador Atevaldo Vieira Leitão. Manifesta apoio a respeito da realização de inspeção veicular pelos fabricantes de automóveis. Lembra a realização de assembleia no sindicato da categoria. Parabeniza o Governador Geraldo Alckmin pela reportagem dada à revista "Veja". Cita a internação "compulsória" dos dependentes químicos. Apoia o trabalho realizado pelo Deputado Edson Ferrarini contra as drogas. Afirma ser necessário não somente a intervenção do Estado, mas também a contribuição dos cidadãos em igrejas, movimentos sindicais e sindicatos.
10 -  OSVALDO VERGINIO
Assume a Presidência.
11 -  JOOJI HATO
Requer o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.
12 -  Presidente OSVALDO VERGINIO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 25/02, à hora regimental, sem ordem do dia. Levanta a sessão.
alesp