01/04/2013 - 8a Solene

HOMENAGEM AOS "50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA CATEDRAL BUDISTA NIKKYOJI - RELIGIÃO BUDISTA HONMON BUTSURYU-SHU DO BRASIL - BUDISMO PRIMORDIAL HBS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/04/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : LUIZ CARLOS GONDIM / SAMUEL MOREIRA
1 -  Presidente SAMUEL MOREIRA
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por autoridades. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Luiz Carlos Gondim com a finalidade de "Homenagear os 50 anos de Fundação da Catedral Budista Nikkyoji - Religião Budista Honmon Butsuryu-Shu do Brasil - Budismo Primordial HBS". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a execução do "Hino Nacional do Japão".
2 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Assume a Presidência. Anuncia a projeção de vídeos institucionais sobre a instituição ora homenageada.
3 -  MASSAE SATO
Presidente da Catedral, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrada em representar a Catedral no seu aniversário de 50 anos. Discorre sobre a história e a fundação da Catedral. Cita a obra, realizada na Catedral, de conjunto arquitetônico de telhado e fachada como nos templos japoneses. Ressalta que a obra foi executada em três meses por técnicos vindos do Japão. Comenta detalhes da construção e da arquitetura do telhado. Afirma que a construção foi inaugurada em 18 de novembro de 2012, concretizando os anseios dos fiéis. Destaca a presença do Deputado Luiz Carlos Gondim na inauguração. Informa que, nestes 50 anos, a Catedral, além de transmitir os conhecimentos do Budismo, presta também serviços à comunidade. Apresenta lista de ações e projetos beneficentes do templo. Esclarece que as dependências do templo são usadas para serviços da comunidade.
4 -  SÉRGIO UEMATSU
Presidente do Kyoku, agradece ao Deputado Luiz Carlos Gondim pela realização desta homenagem. Cumprimenta as autoridades e os fiéis presentes. Discorre sobre o histórico da HBS e sua chegada ao Brasil. Informa que, hoje, existem dez templos no Brasil. Menciona a existência da APP - Área de Preservação Permanente da HBS, uma fazenda de 75 alqueires. Afirma que esta Catedral é a sede administrativa da HBS do Brasil, com o maior número de fiéis. Destaca a concentração das atividades financeiras, deliberações religiosas, presença do Arcebispo e a infraestrutura para a realização de reuniões neste templo. Diz ser esta Catedral referência para a HBS do Brasil e mundial. Parabeniza os sacerdotes e fiéis da Catedral pela homenagem desta Casa.
5 -  KYOUHAKU CORREIA
Arcebispo do Brasil, agradece ao Deputado Luiz Carlos Gondim pela homenagem. Cumprimenta as autoridades presentes neste evento. Considera o Bispo Nishimura uma personalidade no Japão, que auxilia a expansão do Budismo no Brasil. Informa que o mais antigo templo budista foi fundado pelo avô do Bispo Nishimura. Diz ser esta a 15a geração de Arcebispos. Cita os seus antecessores. Menciona sua missão de herdar as atividades dos mestres e arcebispos antecessores, dando continuidade ao trabalho com responsabilidade. Esclarece que o budismo retomou suas origens de 1908. Destaca a missão de desbravar e propagar o budismo a todas as pessoas do Brasil. Cita o apoio do Deputado Luiz Carlos Gondim na criação de entidade filantrópica do budismo HBS. Afirma que, no próximo sábado, será oficializada a criação desta entidade. Menciona a visita do Papa budista em 2015. Relata que esta Catedral representa o Budismo mais ativo do Brasil. Considera o Budismo uma religião nacionalizada, com mais monges brasileiros e não descendentes de japoneses.
6 -  Presidente LUIZ CARLOS GONDIM
Presta homenagem, com entrega de placa, ao Vice-Secretário Geral, Bispo Nishimura, que também faz entrega de presentes para o Deputado Luiz Carlos Gondim e para o Presidente Samuel Moreira.
7 -  NISHIMURA NITIYOU SHOUNIN
Bispo, Vice-Secretário Geral, faz discurso em japonês.
8 -  KYOUHAKU CORREIA
Arcebispo do Brasil, traduz o discurso do Bispo Nishimura. Menciona a homenagem pelo aniversário de 50 anos da Catedral. Cita o início das atividades budistas no Brasil, com a construção dos principais templos. Afirma que os templos do Budismo Primordial são os melhores estruturados e referência no Brasil. Ressalta a assistência social realizada pela Catedral. Informa que o Japão enviou mais de 30 sacerdotes para o Brasil. Diz ser este templo o que mais promove a integração no País. Lembra que, há mais de 29 anos, o Budismo Primordial é independente administrativamente do Japão e que possui sacerdotes dedicados. Relata que, hoje, a mistura de sacerdotes descendentes orientais e não orientais é igual, considerando o Budismo uma religião nacionalizada. Parabeniza a Catedral homenageada. Promete estreitar os laços do Budismo com a sociedade paulista. Agradece ao Deputado Luiz Carlos Gondim, ao Presidente desta Casa Samuel Moreira, presidentes e bispos do Japão.
9 -  JANE HALLAGE
Faz a entrega de um buquê de flores à Sra. Massae Sato, Presidente da Catedral.
10 -  Presidente LUIZ CARLOS GONDIM
Agradece ao Bispo Nishimura por sua vinda ao Brasil. Discorre sobre a história do Budismo Primordial em São Paulo. Menciona o crescimento de fiéis e a iniciativa de construir um templo na Vila Mariana. Homenageia os japoneses que vieram ao Brasil para a construção deste templo. Lembra o início do Budismo no Brasil, em 1908, com a chegada de japoneses que trabalharam na zona cafeeira. Recorda a busca por melhores condições de vida e expansão do Budismo na nova terra. Ressalta a quantidade de brasileiros que se converteram ao sacerdócio budista. Fala do reconhecimento e da importância do Budismo em São Paulo. Destaca a mensagem de paz, de sociedade mais humana e comprometida com a solidariedade entre os povos. Agradece à colônia japonesa por suas inúmeras contribuições para o Brasil. Parabeniza os religiosos e membros do templo, que fizeram parte desta história. Anuncia um culto de encerramento. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp