20/05/2013 - 23a Solene

HOMENAGEM À "POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, PELO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA - PROERD"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/06/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : EDSON FERRARINI
1 -  EDSON FERRARINI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a Polícia Militar do Estado de São Paulo, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Considera um privilégio ser autor da lei que instituiu o "Dia Estadual do Proerd", que irá completar 20 anos. Ressalta que lida com pessoas drogadas há mais de 40 anos. Conta a estória de soldado de seu batalhão que fez com que iniciasse o trabalho com os drogados. Afirma que estudou muito o problema do álcool e das drogas. Menciona a fundação do Centro de Recuperação para Alcoólatras e o lançamento de seu primeiro livro. Discorre sobre o início e a história do Proerd no Brasil. Considera este o maior trabalho de prevenção de drogas no País, comparado a diversos países do mundo. Equipara o trabalho da Polícia Militar a um pronto socorro de falências do Estado. Lê a biografia e presta homenagem, com entrega de placas e troféus, aos policiais: Soldado PM Sonia Regina da Silva; Soldado PM Fábio Augusto dos Santos; Soldado PM Elisangela Silva Mendes; Sargento PM Luiz Antonio Teles Correia e esposa, e Soldado Ani Cristine Silva Teles Correia.
2 -  ANI CRISTINE SILVA TELES CORREIA
Soldado PM, lembra os seus cinco anos de atuação em aldeia indígena. Relata que o primeiro contato havia sido feito para alertá-los sobre o trânsito, mas que identificou a necessidade de instruí-los sobre as drogas. Diz que precisou aprender a falar tupi-guarani e que foram os únicos policiais e brancos batizados pelos indígenas. Menciona que o nome de seu marido em guarani, Raio de Sol, significa aquele que trouxe luz e sabedoria. Cita o seu nome em guarani, Grande Estrela Celestial. Fala algumas palavras em guarani. Afirma que aprendeu a cultura da tribo indígena antes do início da prevenção. Presenteia a Capitão PM Regina Célia de Oliveira Salinero com um colar da tribo.
3 -  REGINA CÉLIA DE OLIVEIRA SALINERO
Capitão PM, Chefe da Coordenadoria de Programas Educacionais, diz ser difícil expressar os sentimentos neste momento. Afirma que a aproximação e o estabelecimento de laços com a tribo foi muito difícil. Ressalta que os dois soldados continuam a fazer este trabalho em seus momentos de folga. Agradece a homenagem. Discorre sobre as pessoas homenageadas. Cita o trabalho do Proerd com pessoas com necessidades especiais e a APAE, desenvolvido no interior do Estado.
4 -  Presidente EDSON FERRARINI
Menciona pacientes em tratamento contra as drogas que são surdos-mudos. Informa que a "cracolândia" cresce a cada dia, pois um viciado irá gerar entre cinco a dez viciados ao longo da vida. Ressalta que a Polícia Militar e o Proerd ajudam a evitar o aumento do número de viciados. Cita o trabalho da Soldado Ani Cristine Silva Teles Correia na tribo indígena. Anuncia a música "Ai se eu te pego", de Michel Teló, cantada em guarani pela Soldado Ani Cristine Silva Teles Correia.
5 -  OSVALDO VERGINIO
Cumprimenta o deputado Edson Ferrarini e o coronel Omar Lima Leal. Informa que também é soldado. Ressalta ser este projeto muito importante, e que deveria ser obrigatório nas escolas. Parabeniza os presentes. Pede que os policiais continuem cuidando das crianças, que são o futuro do Brasil.
6 -  Presidente EDSON FERRARINI
Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Exibe livro de colorir, de sua autoria, implantado nas escolas na gestão Mário Covas. Informa que abriu mão dos direitos autorais. Mostra livro sobre a comunicação entre pais e filhos drogados. Menciona sua visita a Amsterdã para estudar as drogas. Ressalta que o Proerd evita a primeira experiência com drogas pelos jovens. Destaca que o programa salva vidas. Informa que realiza palestras em escolas e comunidades para evitar as drogas e contribuir para a realização dos sonhos das crianças.
7 -  LUIZ CARLOS DOS SANTOS
Coronel PM, lembra a criação do Proerd, em 1993. Cita sua visita aos Estados Unidos, onde se interessou pelo programa lá desenvolvido. Discorre sobre a criação deste programa no Brasil, com alunos da Academia do Barro Branco em escolas da zona norte. Destaca o trabalho do deputado Edson Ferrarini em prol dos necessitados. Pede ações contra o aumento da criminalidade. Ressalta a preocupação quanto ao futuro do País. Parabeniza todos.
8 -  ROGER BEURKLIAN BARULFALDI
Professor, lembra seus 29 anos no Colégio da PM e o acompanhamento do início do Proerd. Menciona Adriana Nogueira, a primeira instrutora do programa. Informa que existem 150 alunos do Proerd na unidade Centro. Ressalta o crescimento do programa, hoje com dez unidades. Lamenta que as drogas estejam presentes em todos os lugares. Esclarece que a Polícia Militar é instituição amiga, comunitária, que atua em todos os setores, com o objetivo de preservar a vida dos cidadãos.
9 -  Presidente EDSON FERRARINI
Lê a biografia e presta homenagem, com entrega de placas e troféus, ao professor Roger Beurklian Barulfaldi e ao coronel PM Luiz Carlos dos Santos. Informa que o Proerd atinge sete milhões de pessoas na prevenção contra as drogas. Menciona a existência do programa em aldeias indígenas, para pessoas com deficiência auditiva e na APAE. Pede que fossem distribuídos troféus para todos os presentes. Lembra os 780 instrutores que serão homenageados. Exibe seu livro mais recente sobre as drogas.
10 -  OMAR LIMA LEAL
Coronel PM, diretor da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, menciona a parceria com o CPOR. Informa que o Proerd foi reconhecido pelo Ministério da Justiça como o maior programa de prevenção primária do Brasil. Agradece a oportunidade de ser coordenador estadual do Proerd. Lembra o início do programa, em 1993, como ferramenta comunitária, para atuar na prevenção de delitos e delinqüência. Cita a participação do Proerd na Bienal do Livro, em 2012. Acrescenta que São Paulo colabora na criação do programa em outros estados da Federação. Enaltece a colaboração para que o programa seja desenvolvido nas escolas. Destaca o comprometimento, o amor ao próximo e às crianças, missão constitucional de segurança pública. Equipara os policiais do Proerd a heróis, por salvar vidas e resgatar as pessoas das drogas.
11 -  Presidente EDSON FERRARINI
Informa que todos os presentes receberiam um diploma de participação neste evento. Homenageia o comandante do CPOR. Menciona a "Semana de Prevenção das Drogas" realizada na entidade, onde são feitas palestras preventivas para cerca de 200 a 300 pessoas. Elogia o trabalho realizado pelo Canil da Polícia Militar, com a criação de cães farejadores de drogas. Pede que a cadela "Cindy" desfilasse no Plenário. Lê a biografia e presta homenagem a Capitão PM Regina Célia de Oliveira Salinero. Entrega placa com o Dia Estadual do Proerd ao coronel Omar Lima Leal.
12 -  OMAR LIMA LEAL
Coronel PM, homenageia o deputado Edson Ferrarini com lembrança. Informa que a comemoração dos 20 anos do Proerd será nos dias 07 e 08 de novembro, no Memorial da América Latina. Diz ser este um encontro internacional, com palestras e capacitação.
13 -  Presidente EDSON FERRARINI
Convida o público a ouvir a "Canção do Proerd". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp