27/05/2013 - 27a Solene

HOMENAGEM AO "DIA DO CONTABILISTA E O LANÇAMENTO DA CAMPANHA '2013: ANO DA CONTABILIDADE NO BRASIL'"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/06/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES
1 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Solicita um minuto de silêncio, em memória de Sérgio Approbato Machado, pai de Sérgio Approbato Machado Júnior. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Itamar Borges, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Dia do Contabilista e o lançamento da campanha '2013: Ano da Contabilidade no Brasil'". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, enviadas por diversas autoridades.
2 -  SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR
Presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo) e da Aescon-SP (Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo), saúda os presentes. Comunica que São Paulo é o primeiro Estado em que acontece o lançamento regional da campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil".
3 -  JUAREZ DOMINGUES CARNEIRO
Presidente do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), cumprimenta os presentes. Apresenta estatísticas sobre o número de profissionais e organizações de contabilidade no País. Ressalta a importância de informações contábeis no processo de decisão das empresas. Comunica que, a partir de 2014, entes públicos farão uso da contabilidade pública, levando ao aumento da demanda por profissionais. Afirma que a contabilidade auxilia na proteção do interesse público. Acrescenta que o Brasil é referência mundial na área, pela adoção e sugestão de normas internacionais. Informa que a campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil" teve seu lançamento nacional em sessão solene do Congresso. Afirma que a contabilidade é a linguagem universal dos negócios em tempos de globalização. Faz histórico da profissão no País. Discorre sobre a realização de congressos brasileiros de contabilidade, com a participação de autoridades políticas nacionais e internacionais. Afirma que o objetivo da campanha é valorizar a profissão perante a sociedade.
4 -  WARREN ALLEN
Presidente da Ifac (International Federation of Accountants), saúda os presentes. Parabeniza as entidades brasileiras pela realização da campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil". Enfatiza a relevância da contabilidade para o interesse público e para o mundo dos negócios. Afirma que a profissão contábil deve ter uma imagem positiva. Deseja sucesso à campanha.
5 -  Presidente ITAMAR BORGES
Cumprimenta a todos. Parabeniza as entidades e os profissionais. Anuncia o início das homenagens ao Dia do Contabilista. Faz histórico da regulamentação da contabilidade no Brasil. Afirma que os profissionais sobressaem por sua atuação multidisciplinar e são indispensáveis em uma economia estável e em expansão. Destaca a importância da categoria na formalização de pequenos negócios. Declara que esta sessão solene faz jus ao papel da classe na sociedade. Elogia a participação das entidades e associações presentes na luta pela melhoria do ambiente de negócios no Brasil.
6 -  EDSON FERRARINI
Deputado Estadual, saúda os presentes. Enaltece o trabalho do deputado Itamar Borges. Ressalta o papel da contabilidade no desenvolvimento do País. Destaca a justeza da homenagem. Elogia os projetos de caráter social das entidades da categoria, como bolsas de estudos, entre outros. Menciona livro sobre prevenção às drogas, de sua autoria, editado pelo Sescon.
7 -  LUIZ FERNANDO NÓBREGA
Presidente do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), cumprimenta a todos. Afirma ser este um momento ímpar na colaboração entre as entidades contábeis de São Paulo. Lembra que a profissão passa por um processo de valorização perante a sociedade. Enaltece a reputação internacional e o protagonismo mundial das entidades brasileiras. Comunica que o curso superior de contabilidade está entre os dez mais procurados nas universidades. Lamenta a dificuldade na cobrança de honorários. Critica a complexidade da legislação tributária do País. Manifesta a esperança de que o secretário da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, tome medidas de desburocratização. Pede por maior envolvimento político da classe.
8 -  VALDIR PIETROBON
Presidente da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas), saúda os presentes. Fornece estatísticas da profissão no Brasil. Acrescenta que um dos objetivos da campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil" é mostrar que a área engloba muito mais que o cálculo de impostos. Afirma que a contabilidade é um instrumento de gestão. Ressalta a importância do serviço prestado às micro, pequenas e médias empresas. Faz coro a Luiz Fernando Nóbrega quanto à participação política da classe. Sugere o lançamento e o apoio a candidatos. Parabeniza as entidades presentes pela campanha.
9 -  EDUARDO AUGUSTO ROCHA POCETTI
Presidente do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), cumprimenta a todos. Endossa os pronunciamentos anteriores. Faz histórico de sua trajetória profissional. Afirma que os contabilistas devem se orgulhar da profissão e elevar sua autoestima. Agradece pela homenagem.
10 -  SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR
Presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, cumprimenta os presentes. Declara-se honrado por comemorar o Dia do Contabilista neste Parlamento. Lembra que a primeira celebração da efeméride se deu em 1926. Afirma que a profissão é de vital importância para as gestões pública e privada. Defende a redução da carga tributária e a desburocratização. Menciona o lançamento da campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil", em sessão solene do Congresso Nacional. Acrescenta que a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal é um importante canal de diálogo com esta Casa. Agradece pela homenagem.
11 -  Presidente ITAMAR BORGES
Presta homenagem, com a entrega de placas, a diversas autoridades.
12 -  MAURÍCIO
Mestre de cerimônias, convida Sérgio Approbato Machado Júnior para entregar uma placa ao deputado Itamar Borges, em agradecimento pela realização desta sessão.
13 -  Presidente ITAMAR BORGES
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp