24/06/2013 - 36a Solene

HOMENAGEM À "ASSOCIAÇÃO CÍVICA SOCIEDADE DE VETERANOS DE 32 MMDC - NÚCLEO ROTA DE BANDEIRANTES DE BARUERI, ITAPEVI, JANDIRA, SANTANA DE PARNAÍBA E PIRAPORA DO BOM JESUS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/07/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO CARAMEZ
1 -  JOÃO CARAMEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidencia Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado João Caramez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a Associação Cívica Sociedade de Veteranos de 32 MMDC - Núcleo Rota de Bandeirantes de Barueri, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, saúda o Deputado João Caramez e demais autoridades presentes. Discorre acerca da Revolução de 32. Desmitifica relatos da época, de que o movimento teria caráter separatista. Fala da importância da Polícia de hoje e faz paralelo com a atuação dos milicianos de 32. Tece elogios ao Deputado João Caramez pela iniciativa desta solenidade que, a seu ver, tem o objetivo de preservar e valorizar a história do Brasil. Lembra e lamenta a morte de soldados da PM, em 2012. Critica o Executivo paulista. Cumprimenta a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
3 -  Presidente JOÃO CARAMEZ
Faz a leitura de texto sobre a Associação Cívica "Sociedade de Veteranos de 32 MMDC" - Núcleo Rota de Bandeirantes, de Barueri, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Discorre sobre a Rota dos Bandeirantes, de Itapevi, cidade onde reside. Destaca a bravura de soldados e civis, que lutaram na Revolução de 32. Fala de sua satisfação em homenagear a instituição. Tece elogios ao Deputado Olímpio Gomes. Anuncia a apresentação do Quincôncio dos Cadetes, por alunos do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
4 -  MESTRE DE CERIMÔNIAS
Presta homenagens, com a entrega da Medalha Constitucionalista, a autoridades
5 -  JOSÉ LUIZ DATENA
Jornalista, cumprimenta e tece elogios aos Deputados Olímpio Gomes e João Caramez. Faz analogia entre a Revolução de 32 e os recentes protestos, no Brasil. Destaca o heroísmo dos soldados, da época, em prol da Constituição Brasileira. Faz reflexão sobre o significado das atuais manifestações populares, que nasceram sem lideranças constituídas. Tece críticas ao vandalismo de alguns grupos. Fala sobre a atuação da Polícia nos atos públicos. Defende a reforma política. Enfatiza a pauta de reivindicações dos que protestam. Rende honras aos militares que, adita, são a malha protetora da sociedade. Agradece pela comenda recebida.
6 -  Presidente JOÃO CARAMEZ
Tece elogios à atuação jornalística de José Luiz Datena. Cita Santo Agostinho. Lembra suas gestões como prefeito. Defende a revolução popular.
7 -  ARNALDO MADEIRA
ex-Deputado Federal, saúda os presentes. Reflete acerca dos comentários críticos da Revolução de 32. Fala sobre o movimento que, do seu ponto de vista, tinha como principal objetivo a defesa da lei. Lembra a fase da ditadura militar no Brasil. Especula sobre os desdobramentos dos recentes protestos. Agradece pela honraria. Declara seu respeito e admiração pela Polícia Militar.
8 -  MESTRE DE CERIMÔNIAS
Presta homenagens, com a entrega da Medalha Constitucionalista, a diversas autoridades e alunos de escolas presentes.
9 -  Presidente JOÃO CARAMEZ
Faz considerações acerca do ensino da rede pública. Destaca a necessidade de investimento nas escolas públicas, a fim de se resgatar a qualidade do ensino disponível no passado. Lamenta a desigualdade entre as instituições públicas e privadas. Parabeniza os alunos homenageados. Presta homenagens, com a entrega da Medalha Constitucionalista, a autoridades.
10 -  MESTRE DE CERIMÔNIAS
Anuncia apresentação de vídeo institucional. Destaca a homenagem feita ao aluno Guilherme, de 9 anos, que representou o Brasil num concurso mundial de cartazes que descrevessem sobre a paz. Mostra e traduz a arte produzida pelo aluno. Elogia o aluno pelo 2º lugar, obtido no concurso. Agradece pela honraria recebida. Lembra os quatro jovens constitucionalistas, mortos em 1932. Tece elogios à Polícia Militar. Destaca o trabalho da corporação em favor da população. Cita Platão. Fala da importância, para os paulistas, da data cívica de 9 de Julho. Discorre acerca da justiça. Manifesta apoio aos recentes movimentos populares, mas repudia o vandalismo praticado por uma minoria. Cita o filósofo Betinho, sobre o significado de solidariedade.
11 -  MÁRIO FONSECA VENTURA
Coronel PM, Presidente da Associação Cívica Sociedade de Veteranos de 32 MMDC - Núcleo Rota de Bandeirantes, informa que, dos 130 mil combatentes de 32, apenas 30 ainda estão vivos. Apela aos descendentes dos constitucionalistas que se esforcem, ao máximo, para preservar a memória destes heróis para o Brasil. Fala de sua emoção ao participar desta solenidade. Tece elogios aos discursos do Deputado Olímpio Gomes e do jornalista José Luiz Datena. Convida para as comemorações do 9 de Julho.
12 -  Presidente JOÃO CARAMEZ
Faz agradecimentos gerais. Convida os presentes para a abertura da Exposição sobre a Revolução de 32, no Hall Monumental. Encerra a sessão.
alesp