19/05/2000 - 12a Solene

PROMOÇÃO DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA NACIONAL DO JUBILEU 2000 POR UM BRASIL SEM DÍVIDAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : RENATO SIMÕES
1 -  RENATO SIMÕES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que esta sessão foi convocada pela Presidência desta Casa, atendendo solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de promover o lançamento da Campanha Nacional do Jubileu 2000 Por um Brasil Sem Dívidas. Convida todos a ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, cantado pela professora Regina Célia Gomes de Rezende.
2 -  NIVALDO SANTANA
Em nome do PC do B, saúda os presentes e as autoridades. Discorre sobre a importância desta sessão solene por colocar no centro do debate a dependência externa do País.
3 -  ARLINDO CHINAGLIA
Cumprimenta, em nome do PT, as autoridades. Fala da dívida externa brasileira como expressão da dependência que a elite de nosso País criou com o capital internacional. Homenageia a Igreja Católica, as demais igrejas e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - Conic, porque ousaram trazer esse debate para o conjunto da população com uma autoridade e intensidade não havidas em outras iniciativas.
4 -  Presidente RENATO SIMÕES
Agradece a fala dos parlamentares e informa sobre os objetivos da sessão solene.
5 -  JOSÉ ALBINO
Membro da Central de Movimentos Populares e da Coordenação Estadual do Plebiscito Nacional da Dívida Externa, cumprimenta as autoridades. Fala dos passos concretos que serão dados neste ano, aqui em São Paulo, para a realização do grande plebiscito de setembro.
6 -  PLÍNIO ARRUDA SAMPAIO FILHO
Agradece o convite do Deputado Renato Simões e do José Albino pela oportunidade de discutir com as lideranças dos movimentos sociais de São Paulo o problema da dívida externa. Expõe os mecanismos econômicos que deram origem e sustentação a essa dívida e suas conseqüências.
7 -  Presidente RENATO SIMÕES
Anuncia um número musical.
8 -  LUIZ BASSEGIO
Saúda a Mesa e, como secretário executivo da Pastoral dos Migrantes e em nome da Coordenação Nacional da Campanha do Plebiscito da Dívida Externa, discorre sobre os antecedentes da idéia de um plebiscito da dívida externa.
9 -  JOÃO PEDRO STÉDILE
Membro do Movimento dos Sem-Terra, saúda a todos e agradece ao Presidente Renato Simões a oportunidade de discursar. Fala sobre quem é que manda, de fato, no País. Explica por que o momento político que vivemos é muito importante pelo levantamento de vários setores contra a opressão governista.
10 -  Presidente RENATO SIMÕES
Lê uma mensagem do bispo auxiliar de Campinas, D. Luís Antônio Guedes. Apresenta o grupo de teatro da CEB de Campinas, e lê seu texto, intitulado: "Dívida Externa". Lê também o "Compromisso com o Plebiscito Nacional da Dívida Externa", assinado pelas entidades presentes à sessão. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp