27/09/2013 - 56a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/10/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o 70º Aniversário da Associação dos Advogados de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz histórico da Associação dos Advogados de São Paulo, fundada em 1943. Acrescenta que a entidade é uma das maiores associações do gênero no mundo. Elenca os objetivos da instituição, sendo o principal deles a defesa das prerrogativas da classe. Afirma que a advocacia é uma ferramenta de preservação do Estado Democrático de Direito. Anuncia a apresentação de um vídeo sobre a história da AASP. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades.
2 -  MARCOS DA COSTA
Presidente da OAB/SP, cumprimenta a todos. Elogia o deputado Fernando Capez pela realização desta sessão solene. Comunica que a Associação dos Advogados de São Paulo atua em todo o Brasil, na forma de ensino à distância. Relata que o Art. 133 da Constituição Federal, que trata do exercício da advocacia, nasceu em reuniões da entidade. Afirma que o advogado defende os valores democráticos. Elogia o trabalho de Sérgio Rosenthal na presidência da AASP. Lembra que muitos ex-dirigentes da instituição atuam, hoje, na Ordem dos Advogados do Brasil.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem, com a entrega de uma placa, ao Dr. Sérgio Rosenthal, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo.
4 -  SÉRGIO ROSENTHAL
Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, saúda os presentes. Agradece pela homenagem. Ressalta a importância de todos os colaboradores e funcionários para a atuação da AASP. Afirma que a instituição tem participado de batalhas em prol da sociedade. Enfatiza a importância da defesa das prerrogativas do advogado e do Estado Democrático de Direito. Declara que a associação é um exemplo de excelência no meio jurídico. Elogia o trabalho do deputado Fernando Capez. Traça paralelo entre a atuação do parlamentar e do advogado. Diz que a AASP enfrenta novos desafios todos os dias. Discorre sobre as perspectivas para o futuro da entidade.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Narra fábula a respeito de prisioneiro condenado à morte. Discorre sobre a importância do advogado. Afirma que não foi esta Casa que homenageou a Associação dos Advogados de São Paulo, e sim o contrário. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp