11/10/2013 - 60a Solene

HOMENAGEM ÀS GUARDAS MUNICIPAIS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/10/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : CHICO SARDELLI
1 -  CHICO SARDELLI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  EZEQUIEL FARIA
Presidente da Abraguardas - Associação Brasileira de Guardas Municipais e Mestre de Cerimônias, nomeia as autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Informa que Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Chico Sardelli, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Dia Nacional das Guardas Municipais". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  EZEQUIEL FARIA
Presidente da Abraguardas - Associação Brasileira de Guardas Municipais e Mestre de Cerimônias, dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades.
5 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Agradece a presença de todos.
6 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado estadual, faz cumprimentos gerais. Discorre sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos guardas municipais em prol da segurança da população. Mostra manchete jornalística sobre execução de policial. Enaltece a conduta profissional do deputado Chico Sardelli. Destaca a necessidade de investimentos na área da Segurança Pública. Considera ser de risco as atividades desenvolvidas por esses profissionais.
7 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Agradece as palavras do deputado Olímpio Gomes. Pede um minuto de silêncio e uma salva de palmas em homenagem a policial executado ontem.
8 -  EZEQUIEL FARIA
Presidente da Abraguardas - Associação Brasileira de Guardas Municipais, enaltece o trabalho desenvolvido pelo deputado Chico Sardelli na defesa de melhorias para a área da Segurança Pública. Reivindica a equiparação de armamento da Guarda Municipal com o da Polícia Militar. Ressalta a importância dos profissionais da Guarda Municipal. Adiciona que os guardas municipais lutam contra adversidades operacionais. Manifesta expectativa de reconhecimento do trabalho da corporação pelo Governo.
9 -  CARLINHOS SILVA
Suplente de deputado federal pelo PV, comemora o novo modelo de boletim de ocorrência, que permite a identificação de guardas municipais como responsáveis pelo atendimento. Destaca a importância da atuação desses profissionais ao colaborar efetivamente com a Segurança Pública. Reivindica recursos do Governo para o setor.
10 -  PAULO MAURÍCIO DE MORAES MAGALHÃES
Coronel, representando o General Adhemar, considera nobre o serviço prestado pela Guarda Municipal à população. Acrescenta que homenagens como essa divulgam o trabalho da corporação.
11 -  RENAN FERREIRA ESCOBAR
1º Tenente da PM, representando o comandante-geral da PM, Benedito Roberto Meira, considera que a Guarda Municipal tem a nobre missão de servir à população. Mostra-se satisfeito pelo reconhecimento da categoria.
12 -  MANOEL PALOMINO
Vereador de Mogi Mirim, destaca a luta enfrentada pelos guardas municipais no seu cotidiano profissional. Parabeniza toda a Guarda Municipal.
13 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Cita profissionais da Guarda Municipal que o inspiraram ao longo de sua vida. Lembra de caminhadas realizadas em Brasília com o objetivo de pressionar a votação de PEC que dispôs sobre as competências da Guarda Municipal e criação da Guarda Nacional. Destaca a necessidade de reconhecimento dos profissionais da corporação pelo Governo. Faz seu histórico profissional, no que tange às atividades realizadas em defesa das Guardas Municipais do estado de São Paulo. Cita conquistas obtidas para a categoria. Lista projetos de lei, de sua autoria, que beneficiam o setor. Ressalta a importância da liberação de recursos para a Guarda Municipal, não só pelas prefeituras, como também pelo Governo do Estado. Considera que o trabalho dos guardas municipais complementam outros setores da polícia na prestação do serviço de Segurança Pública ao cidadão. Parabeniza todos os presentes.
14 -  JOÃO ALEXANDRE
Professor e coordenador do Centro de Estudos de Segurança Pública e Direitos Humanos, considera merecida a celebração do Dia Nacional das Guardas Municipais. Lamenta a opressão sofrida pela categoria. Destaca a importância dos guardas municipais na prevenção da violência urbana. Defende a organização de força política própria por parte da corporação.
15 -  LUCAS CARDOSO
Vereador de Atibaia, informa que esteve presente em reunião na cidade de Brasília, para discutir assuntos relacionados à Segurança Pública. Agradece o apoio do prefeito de Atibaia. Considera que as forças policiais são independentes, porém devem agir entre si de forma harmônica.
16 -  LECI BRANDÃO
Deputada estadual, faz cumprimentos gerais. Comenta a responsabilidade dos guardas municipais em atender os cidadãos. Discorre sobre o lado humano desses profissionais. Adiciona que a Guarda Municipal não é vista pela população de forma negativa. Parabeniza o deputado Chico Sardelli pela iniciativa.
17 -  WALTER SOBRAL ALVES DA CUNHA
Mestre de Cerimônias, anuncia homenagem, com entrega de medalhas e certificados, a representantes de diversas cidades.
18 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp