29/11/2013 - 74a Solene

PRESTAR SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/11/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : ADRIANO DIOGO
1 -  ADRIANO DIOGO
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento deste Parlamentar, com a finalidade de "Prestar solidariedade ao povo palestino". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino da Palestina" e o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre os motivos que o levaram a propor esta sessão. Destaca a importância do tema e sua relação com a luta pelos direitos humanos. Considera que a resolução do problema palestino é a chave para a paz no Oriente Médio. Menciona pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, na ONU, em defesa da criação do Estado Palestino.
2 -  MOHAMAD EL KADRI
Integrante da Frente em Defesa do Povo Palestino, agradece ao deputado Adriano Diogo por atender ao pedido para que esta solenidade fosse realizada. Argumenta que a luta do povo palestino representa a luta de todos os povos por liberdade. Afirma que existem dificuldades para divulgar a causa. Lamenta as condições precárias nos territórios palestinos.
3 -  MARCELO BUZETTO
Representante do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, ressalta a importância de solenidades como esta para a reafirmação do apoio à causa palestina. Lembra que os acordos de paz de Oslo já têm 20 anos. Critica o Estado de Israel. Expressa sua esperança de, no futuro, participar de uma solenidade em comemoração à libertação da Palestina.
4 -  SORAYA MISLEH
Integrante do Movimento Palestina para Todos, faz histórico da criação do Estado de Israel e da primeira geração de refugiados da Palestina, da qual seu pai faz parte. Garante que a história dos refugiados não será esquecida.
5 -  ABDEL RAUF MISLEH
Refugiado de 1948, relata que presenciou o deslocamento do povo palestino de suas aldeias na época da criação do Estado de Israel. Critica os líderes árabes, que, a seu ver, "venderam" a Palestina. Afirma que havia convivência pacífica entre diversos grupos étnicos e religiosos na região, antes de 1948.
6 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre a Palestina.
7 -  SORAYA MISLEH
Integrante do Movimento Palestina para Todos, critica o Plano Prawer, em tramitação no Parlamento israelense, que pode levar à expulsão de beduínos palestinos do Negev. Informa que estão marcadas manifestações, em toda a Palestina, contra a aprovação da proposta. Considera ineficazes os acordos de paz de Oslo. Exige que o Brasil rompa acordos militares que mantém com Israel. Afirma que o discurso de solidariedade deve ser acompanhado de iniciativas concretas. Diz que o retorno de todos os refugiados à Palestina é essencial.
8 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Anuncia a apresentação de vídeo musical.
9 -  MOHAMED MOURAD
Agradece a todos pelo apoio à causa palestina. Menciona campanha, da Organização Mundial da Saúde, para levantamento de recursos para melhor atendimento médico nos territórios palestinos.
10 -  KHALED TAKY EL DIN
Xeique do Conselho dos Sábios e Teólogos do Brasil, faz histórico da criação do Estado de Israel, apoiado pelos Estados Unidos. Diz que os palestinos foram expulsos de suas terras. Critica o movimento sionista, que, a seu ver, é contrário ao próprio judaísmo. Ressalta que a maioria das religiões condena a violência. Manifesta sua esperança de que o povo palestino seja bem-sucedido em sua luta.
11 -  ERNESTO PICHLER
Representante do PCB, discorre sobre a Frente em Defesa da Palestina, da qual faz parte. Declara que há, entre os integrantes, diversas posições em relação a qual deve ser a solução para o problema da região. Opina que a multiplicidade de opiniões enriquece a luta.
12 -  ORADORA
Lê o poema "A Rosa de Gaza", de Georges Bourdoukan. Expressa seu apoio à luta do povo palestino.
13 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Anuncia a exibição de vídeos: do Grupo DAM, da Palestina; e de campos de refugiados em Yarmuk, Síria.
14 -  LOLA
Integrante da Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre, tece críticas ao Plano Prawer, em tramitação no Parlamento israelense. Afirma que a história dos palestinos não será esquecida. Diz que a sociedade tem o dever de esclarecer as raízes dos conflitos no Oriente Médio. Critica o convênio, feito por instituições brasileiras, com universidades israelenses. Discorre sobre a Primavera Árabe e as manifestações que ocorreram no Brasil, em junho. Declara que todos os jovens do mundo querem ser livres.
15 -  MOHAMAD AL BUKAI
Xeique e diretor de Assuntos Islâmicos da União Nacional Islâmica, afirma que esta solenidade é uma mensagem de apoio ao povo palestino. Defende que se mantenha a esperança para a Palestina e para os países árabes, apesar dos problemas e turbulências. Destaca a ocorrência de manifestações populares em todo o mundo. Manifesta seu apoio à luta de todos os povos que desejam liberdade.
16 -  IBRAHIM ALI EL KURDI
Xeique, agradece a todos os presentes pelo apoio à causa palestina. Diz que a luta dos palestinos deve continuar até que se alcance a vitória.
17 -  FÁBIO BOSCO
Representante do PSTU, fala sobre as manifestações que deverão ocorrer contra a aprovação do Plano Prawer, em tramitação no Parlamento israelense. Informa que há refugiados palestinos em diversas partes do mundo. Critica acordos firmados entre o governo brasileiro e o Estado de Israel, assim como os convênios com universidades israelenses.
18 -  CAMILA
Integrante do Movimento Mulheres em Luta, afirma que uma das bandeiras do movimento é a defesa do povo palestino. Defende o fim do Estado de Israel. Enaltece a força das mulheres palestinas no enfrentamento da violência.
19 -  JADALLAH SAFA
Integrante do Comitê Democrático de Palestinos Refugiados, expressa apoio aos refugiados palestinos na Síria. Discorre sobre a importância da unidade palestina.
20 -  MARCELO BUZETTO
Representante do MST, lê manifesto à presidente Dilma Rousseff e ao Ministério das Relações Exteriores, criticando os acordos comerciais do Brasil com Israel.
21 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Anuncia a apresentação da "Suíte dos Pescadores", de Dorival Caymmi. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp