26/05/2000 - 77ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : EDIR SALES / VANDERLEI MACRIS

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão.
2 -  ROBERTO GOUVEIA
Relata sua participação, ontem, em assembléia dos servidores da saúde. Ressalta o clima pacífico e lamenta que o Governo não abra negociação com os grevistas. Fala sobre as decisões da assembléia dos professores estaduais, também em greve.
3 -  ALBERTO CALVO
Lamenta que o Brasil sofra com a incúria de seus governantes. Pede que o Governo de São Paulo comece uma revolução social.
4 -  NIVALDO SANTANA
Cumprimenta o funcionalismo público pela sua grande manifestação por aumento salarial realizada pacificamente ontem. Pede abertura de negociações com os grevistas e garantia de espaço público para suas assembléias.
5 -  EDIR SALES
Assume a Presidência.
6 -  CESAR CALLEGARI
Anuncia a formalização, hoje, da aliança do PDT ao PSB para apoio da candidatura de Luiza Erundina à Prefeitura da Capital. Lamenta que não tenha havido, por parte do governo, abertura de canais de comunicação para negociação com os grevistas da saúde e do magistério. Lê manifestação da Sra. Liliane Lino Soares sobre a questão educacional.
7 -  JILMAR TATTO
Dá os parabéns aos servidores do Estado por sua resistência à política de desmonte do Governo Fernando Henrique e do Governo Covas.
8 -  CICERO DE FREITAS
Reporta-se à mobilização de grevistas, ontem, junto ao Palácio dos Bandeirantes, reivindicando audiência com o Sr. Governador.
9 -  JOSÉ ZICO PRADO
Reafirma o caráter ordeiro da manifestação do funcionalismo realizada ontem. Anuncia que o próximo dia 31/05 será o Dia Nacional de Luta.
10 -  CONTE LOPES
Lembra aos Deputados que defendem as reivindicações dos funcionários da Educação, Saúde, Sabesp e metroviários de que os policiais civis e militares também estão há seis anos com salários sem reajuste. Lê apelo de cidadão que teve sua namorada assassinada por traficantes. Apresenta números de policiais mortos por criminosos e aponta que muitos tombam fora de ação, quando se dirigem às suas casas.
11 -  PAULO TEIXEIRA
Pelo art. 82, apela ao Sr. Governador para que abra um canal de negociação com o funcionalismo em greve. Traz, também, apelo de D. Paulo Evaristo Arns para que o Governo não reprima as manifestações. Relata diálogo com a Secretária Rose Neubauer transmitido pela TV Bandeirantes, e refuta seus argumentos sobre índices de reajuste. Denuncia represália da Secretária contra funcionários da Educação no interior do Estado.
12 -  HENRIQUE PACHECO
Para uma reclamação, transmite sua satisfação por ver o Prefeito Celso Pitta afastado de sua função por medida judicial.
13 -  JAMIL MURAD
Pelo art. 82, traz o reconhecimento do PC do B de que o País avançou muito no desenvolvimento econômico, mas deixa a desejar no campo social. Fala das dificuldades que tiveram as famílias desalojadas em Guaianazes para construir suas casas e para depois as verem demolidas. Lê documento do PC do B intitulado "O povo quer seus direitos sociais, não repressão policial".
14 -  PEDRO MORI
Pelo art. 82, comenta e justifica a coligação PDT/PPS/PSB efetivada hoje, em apoio à candidatura de Luiza Erundina à Prefeitura da Capital. Apóia a reivindicação do funcionalismo público.
15 -  JOSÉ ZICO PRADO
Lê telegrama da AFL-CIO ao Presidente da República em solidariedade ao funcionalismo.
16 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, ao reportar-se aos episódios da Avenida Paulista, esclarece sobre as graves conseqüências de o policial militar deixar de cumprir ordens superiores. Sugere organização para manifestações naquele local. Comunica tramitação de projeto de sua autoria sobre o uso de armamento não-letal para controlar distúrbios.
17 -  VITOR SAPIENZA
Havendo acordo entre as lideranças em plenário, solicita o levantamento da sessão.
18 -  Presidente EDIR SALES
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Parlamentares para a sessão ordinária de 29/05, à hora regimental, lembrando-os das sessões solenes de hoje, às 20h, e 29/05, às 10h. Levanta a sessão.
alesp