21/03/2016 - 12a Solene

HOMENAGEM AOS 70 ANOS DA FUNDAÇÃO DORINA NOWILL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/04/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : RITA PASSOS
1 -  RITA PASSOS
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Sr. Presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Rita Passos, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear os 70 anos da Fundação Dorina Nowill para Cegos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo; a quem tece agradecimentos. Anuncia a exibição de vídeo institucional da Fundação Dorina Nowill para Cegos e a apresentação musical pela Camerata da Polícia Militar.
2 -  REGINA FÁTIMA CALDEIRA DE OLIVEIRA
Coordenadora de revisão da Fundação Dorina Nowill para Cegos, membro do Conselho Mundial do Braille e do Conselho Ibero-Americano do Braille, em nome dos clientes e colaboradores da Fundação, cumprimenta as autoridades presentes. Lembra sua entrada na Fundação, aos oito anos de idade, seis meses depois de ter perdido a visão. Ressalta seu orgulho e felicidade por fazer parte desta Fundação. Menciona sua lembrança de um lugar encantado, com sons agradáveis e das máquinas que produziriam os livros que povoariam sua infância. Cita sua determinação e o apoio da família e dos colaboradores da Fundação para que seu sonho se tornasse realidade. Relata que, após a saída do Ensino Médio retornou à Fundação para que iniciasse sua inserção no mercado de trabalho. Diz ter sido contratada para trabalhar como telefonista na própria Fundação. Destaca sua alegria em retribuir tudo que recebeu da instituição. Discorre sobre suas experiências, representando a Fundação Dorina Nowill nacional e internacionalmente. Homenageia Dorina Nowill e todos que colaboraram com ela na construção deste trabalho. Agradece a deputada Rita Passos e esta Casa. Afirma que sua história de vida se confunde com a história de muitas outras pessoas que fizeram parte desta fundação.
3 -  MARTA SUPLICY
Senadora, parabeniza Regina Fátima Caldeira de Oliveira pelo comovente depoimento. Destaca a importância da oportunidade. Parabeniza a deputada Rita Passos e o presidente desta Casa, Fernando Capez, pela homenagem à Fundação Dorina Nowill para Cegos. Ressalta os serviços de excelência prestados pela Fundação. Discorre sobre as dificuldades passadas por qualquer instituição para manter e expandir o trabalho. Cumprimenta as autoridades presentes. Explica que foi aprovada internacionalmente, lei na qual os direitos autorais de qualquer produto que beneficie pessoas com deficiência visual serão quebrados. Afirma ser necessário que 20 países ratifiquem e sancionem esta lei nas suas Casas Legislativas para que a mesma seja válida. Informa que em 13 países já foi aprovada. Pede ajuda e o apoio de Ika Fleury, presidente do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos, para conseguir que os sete países restantes ratifiquem esta lei, para que qualquer material possa ser impresso em Braille. Ressalta que a lei é inédita e auxiliará toda a comunidade que necessita deste auxílio, aumentando o acesso à informação. Destaca a necessidade das pessoas com deficiência terem oportunidades e possibilidades. Agradece todos os presentes na cerimônia.
4 -  MARIANNE PINOTTI
Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, cumprimenta a deputada Rita Passos e as autoridades presentes. Elogia o discurso de Regina, que brindou a todos com um sentimento de que estão no caminho correto, buscando fortalecer as pessoas com deficiências, e quebrando todas as barreiras para tal. Defende a vida plena e a contribuição das pessoas com deficiências para a sociedade. Parabeniza Regina e todos os colaboradores da Fundação Dorina Nowill. Lembra emenda constitucional que permite que estes cidadãos sejam plenos de direitos. Menciona a colaboração das instituições que abrigam estas pessoas, colaborando para a construção de vidas plenas e felizes. Parabeniza todas as pessoas que possuem deficiências. Afirma que o poder público tem a obrigação de construir um País melhor para todas estas pessoas. Comenta que a Prefeitura de São Paulo busca aumentar os volumes em Braille nas bibliotecas, assim como os livros em áudio. Destaca o trabalho da senadora Marta Suplicy na aprovação da lei para que as pessoas com deficiência tenham acesso pleno a Cultura. Agradece o governador Luiz Antônio Fleury Filho por ter iniciado o trabalho das secretarias para pessoas com deficiência. Cita sua aproximação com Ika Fleury para construir os projetos da secretaria. Informa que hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Deseja força para todos que trabalham nesta fundação.
5 -  LUIZ ANTÔNIO FLEURY FILHO
Governador do Estado de São Paulo no período de 1991 a 1995, cumprimenta a deputada Rita Passos, as autoridades presentes e esta Casa por promover esta sessão de homenagem a Dorina Nowill. Cita a presença de ex-presidentes da Fundação, que contribuíram excepcionalmente para que a mesma pudesse chegar até aqui. Diz que Ika, sua esposa, sempre o fez acompanhar todas as iniciativas da Fundação. Lembra que em 1991 o seu governo foi o primeiro na história que teve projetos voltados para as pessoas com deficiência, já que nesta época não se falava destas pessoas com cidadania plena. Diz ter conhecido Dorina Nowill nesta época. Afirma que ela enxergava com o coração e a mente muito além do seu tempo, já que ainda nos anos 40 defendia os direitos humanos. Afirma que a memória de Dorina deve ser cultuada por todos, sendo a melhor maneira a dedicação cada vez maior à Fundação, fazendo com que ela seja uma referência para todos. Menciona o discurso da primeira oradora, Regina, que emocionou todos os presentes, falando de suas dificuldades, oportunidades e conquistas, sempre com perseverança e trabalho. Cita a presença de meninas que conheceu na AACD, que hoje se tornaram artista plástica e advogada. Demonstra sua fé no futuro. Afirma que Dorina Nowill é um exemplo e que estará sempre presente na Fundação, inspirando todos nós.
6 -  ENCARNACIÓN LEMONCHE
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagens, pela Sra. Ika Fleury, com leitura de breve histórico dos homenageados à: Adriana Rocha, Adelaide Padilha e Tomás Carvalho, "in memorian" à Sra. Adelaide Reis Magalhães, presidente da Fundação no período de 1946 a 1951; ao Sr. Cristiano Nowill, "in memorian" à Sra. Dorina de Gouvêa Nowill.
7 -  CRISTIANO NOWILL
Filho de Dorina Nowill, cumprimenta as autoridades presentes. Diz que, como filho de Dorina Nowill, aprendeu a respeitar as pessoas com deficiência. Menciona os ex-presidentes da Fundação, com quem conviveu desde criança. Afirma que onde tiver a Fundação nunca haverá escuridão. Agradece a lembrança e parabeniza a Fundação Dorina Nowill.
8 -  ENCARNACIÓN LEMONCHE
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagens, pela Sra. Ika Fleury, com leitura de breve histórico dos homenageados à: Maria Real Vicente de Azevedo, em nome do Sr. João da Cruz Vicente de Azevedo, presidente da Fundação Dorina Nowill, na gestão 1991 a 2000; ao Sr. Roberto Faldini, presidente da Fundação Dorina Nowill, na gestão 2000 a 2003; ao Sr. Carlos Alberto Lancellotti, presidente da Fundação Dorina Nowill, gestão 2004 a 2009; e ao Sr. Alfredo Weiszflog, presidente da Fundação Dorina Nowill, gestão 2011 a 2014.
9 -  PRESIDENTE RITA PASSOS
Afirma que completar 70 anos de vida não é fácil para as pessoas, e muito menos para as fundações. Destaca a coragem e a ousadia de Dorina Nowill, que em 1946 montou uma fundação para tratar de um assunto que muitas pessoas achavam desnecessário. Discorre sobre a perda da visão de Dorina Nowill aos 17 anos, e toda a sua luta e coragem para montar esta Fundação com o objetivo de ajudar milhares de pessoas. Ressalta o grandioso trabalho dos colaboradores da Fundação, que é hoje reconhecida fora do Brasil, ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento. Agradece todas as pessoas que fazem parte da Fundação. Diz serem pessoas motivadas e abençoadas. Parabeniza Ika Fleury por seu trabalho. Diz ter conhecido Dorina Nowill, uma pessoa sempre animada, com visão da alma e do coração. Menciona diversos projetos de lei, de sua autoria, que contribuem para a melhoria de vida das pessoas com deficiência. Diz que o nome de Dorina Nowill não deve jamais ser esquecido.
10 -  IKA FLEURY
Presidente do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos, agradece a deputada Rita Passos e o governador Fleury, que disse ter feito muito pelos deficientes em seu governo. Cumprimenta as autoridades presentes. Relata que Dorina Nowill foi dirigente da Fundação por mais de 50 anos, sempre lutando pelos direitos humanos, sem perder a vontade de sonhar e lutar. Diz ser Regina também um exemplo de luta e de vida. Lê a história de Dorina Nowill, desde a perda de sua visão aos 17 anos e vários dos desafios superados por elas. Lembra o dia 11 de março de 1946, no qual foi registrada a Fundação Dorina Nowill, com o objetivo maior de facilitar a inserção das pessoas com deficiência visual na sociedade. Discorre sobre o crescimento da Fundação e de sua influência nas leis nacionais; informou que na década 90 a Fundação foi a maior produtora de livros em Braille. Agradece todos que participam da Fundação, oferecendo oportunidades desde crianças até os idosos. Convida a todos para participar desta história.
11 -  PRESIDENTE RITA PASSOS
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp