28/03/2016 - 15a Solene

REALIZAÇÃO DA POSSE DA DIRETORIA DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/04/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : CAMPOS MACHADO
1 -  CAMPOS MACHADO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ROBERTO WATANABE
Mestre de cerimônias, nomeia as autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE CAMPOS MACHADO
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Campos Machado, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Dar Posse à Diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda as autoridades presentes. Faz considerações filosóficas a respeito da sabedoria. Acrescenta que na iniciativa dos engenheiros está o futuro do País. Elogia Murilo Celso de Campos Pinheiro pelo amor dedicado à profissão. Assevera que a engenharia deve ser uníssona. Reflete acerca da visão dos chineses, a respeito da prestação de homenagens. Solicita aos membros da categoria que fiquem de pé e saúdem o presidente da FNE Murilo Celso de Campos Pinheiro.
4 -   MARTA SUPLICY
Senadora da República, cumprimenta as autoridades presentes. Evoca a admiração que nutre por Murilo Celso de Campos Pinheiro. Alude que o País é carente de infraestrutura. Registra que o suprimento da lacuna é condição para o alcance do desenvolvimento.
5 -  GILBERTO KASSAB
Ministro das Cidades, saúda os presentes. Reconhece o desprendimento e talento de Murilo Celso de Campos Pinheiro. Assevera que a academia de engenharia brasileira é referência em âmbito mundial. Reflete acerca da inspiração e da capacidade de trabalho dos engenheiros, pautadas na ética e no primor técnico.
6 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Deputado estadual, saúda os presentes. Manifesta contentamento com a realidade da engenharia, no Brasil. Estabelece paralelo entre a profissão e demais atividades econômicas. Aduz que 41% dos contratos de compra e venda de imóveis foram rescindidos, em 2015, a ilustrar a afetação do setor, em razão da crise atual. Noticia casos de desemprego e de suicídio.
7 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Parabeniza o deputado Campos Machado pela iniciativa da solenidade. Registra que a recondução, à presidência da Federação Nacional dos Engenheiros, é ato indicativo da confiança dos pares no trabalho de Murilo Celso de Campos Pinheiro. Ressalta que a união da engenharia deve retomar o crescimento do País.
8 -  ROBERTO WATANABE
Mestre de cerimônias, anuncia o nome dos empossados.
9 -  MURILO CELSO DE CAMPOS PINHEIRO
Presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, saúda os presentes. Enaltece a conduta dos diretores, delegados e colaboradores de entidades com quem trabalhou de forma ativa. Manifesta apreço pela homenagem recebida. Enaltece a relevância do Isitec - Instituto Superior de Inovação e Tecnologia. Acrescenta que os engenheiros são parte fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Valoriza a seriedade e o comprometimento como instrumentos de combate ao desemprego. Defende a implantação de ganhos de produtividade associados a alterações na macroeconomia. Argumenta que é essencial a promoção do diálogo no setor. Clama por sindicalismo atuante e por partidos políticos renovados. Manifesta-se a favor de plano de carreira e de remuneração justa para engenheiros. Destaca a relevância do voto e o dever de exercê-lo. Enfatiza que é primordial o movimento "Engenharia Unida". Reafirma o compromisso de conduzir a Federação Nacional dos Engenheiros com ênfase na ética, na inclusão social e no desenvolvimento da democracia.
10 -  ARNALDO JARDIM
Secretário de Agricultura e Abastecimento, cumprimenta os presentes. Salienta que o profissional da engenharia assiste com inquietude a crise que assola o País. Enaltece a relevância do movimento "Cresce Brasil", pilar da Engenharia Unida. Enfatiza a união de pessoas em prol de uma visão de futuro.
11 -  JOSÉ TADEU DA SILVA
Presidente do Confea - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, saúda os presentes. Reflete acerca da condução da engenharia, no País. Argumenta que o setor é responsável pela promoção da qualidade de vida da população.
12 -  MÁRCIO FRANÇA
Vice-governador do Estado de São Paulo, a representar o governador Geraldo Alckmin, saúda os presentes. Lê mensagem encaminhada pelo governador Geraldo Alckmin, a enaltecer o gabarito da categoria homenageada. Tece considerações a respeito de obras tendentes a favorecer a locomoção urbana, mormente na Capital. Lembra gestão de Mário Covas. Atribui especial valor à inovação tecnológica e à competitividade industrial. Lamenta o desemprego que afeta cerca de 20 mil engenheiros. Clama pelo resgate do crescimento econômico no País.
13 -  PRESIDENTE CAMPOS MACHADO
Lembra poesia de Mário Quintana. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp