28/03/2016 - 14a Solene

REALIZAÇÃO DA ENTREGA DA MEDALHA THEODOSINA ROSÁRIO RIBEIRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/04/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : LECI BRANDÃO
1 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene a pedido da deputada Leci Brandão, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Realizar a entrega da Medalha Theodosina Rosário Ribeiro". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz pronunciamento. Lembra a celebração da Páscoa, no dia de ontem. Discorre sobre o simbolismo da data. Atribui especial significado ao trabalho social da ex-deputada estadual Theodosina Rosário Ribeiro. Cita o propósito da premiação, que está em sua segunda edição. Fala sobre o momento de ansiedade e de insegurança pelo qual passam os brasileiros, principalmente para os mais socialmente fragilizados. Lamenta o tom do discurso que permeia a sociedade, de conservadorismo e de ódio. Tece críticas à mídia que, a seu ver, tem contribuído para inflamar a população à discórdia. Rememora o golpe militar, há 52 anos. Compara o ocorrido no passado à tentativa de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Destaca a importância da criação da Medalha Theodosina Ribeiro.
2 -  MAURÍCIO PESTANA
Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial, ressalta o valor da Medalha Theodosina Ribeiro, que foi a primeira mulher negra eleita deputada estadual no estado de São Paulo. Lembra o início de sua carreira jornalística. Acusa a imprensa de promover um golpe midiático, o que prejudica, do seu ponto de vista, a classe mais humilde da população. Repudia a discriminação sofrida pelos negros. Parabeniza a deputada Leci Brandão pela iniciativa do prêmio.
3 -  ALCIDES AMAZONAS
Subprefeito da Sé, cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre a situação política pela qual passa o País. Cita o protesto feminino ocorrido em 8 de março. Defende os legados sociais deixados pelos governos Lula e Dilma. Faz coro ao discurso da deputada Leci Brandão no que tange à tentativa de golpe contra a democracia.
4 -  JAMIL MURAD
Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, enfatiza o trabalho realizado pela ex-deputada Theodosina Ribeiro. Faz menção à atuação social de algumas das homenageadas nesta solenidade. Opina que o prêmio Theodosina Ribeiro tem uma virtude essencial, a de destacar as mulheres que atuam de forma relevante em favor da sociedade. Faz reflexão sobre a tentativa de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a seu ver, sem fundamento. Questiona quais são os projetos apresentados pela oposição, para o caso de queda do atual governo. Elenca possíveis danos para a sociedade, com a saída da presidente petista. Tece elogios à deputada Leci Brandão.
5 -  THEODOSINA ROSÁRIO RIBEIRO
Ex-deputada estadual, fala sobre o papel da mulher na sociedade. Opina que esta solenidade tem o intuito de promover a reflexão da luta feminina no Brasil. Lembra conquistas das mulheres, como a do direito ao voto, por exemplo. Defende maior participação feminina na política. Tece elogios à deputada Leci Brandão. Defende uma educação de qualidade. Lembra sua trajetória, de 20 anos, nesta Casa. Faz agradecimentos gerais.
6 -  CLAUDIA LUNA
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega da Medalha Theodosina Rosário Ribeiro a mulheres que se destacaram na sociedade em razão de suas contribuições ao enfrentamento da discriminação racial e na defesa dos direitos das mulheres no estado de São Paulo.
7 -  ZENI ROSE TOLOI
Supervisora técnica de saúde na Casa Verde/Cachoeirinha, parabeniza suas colaboradoras, que com ela atuam na área da Saúde. Faz breve menção do trabalho realizado no SUS. Agradece pela homenagem.
8 -  SANDRA SANTOS
Voluntária na área social, divide a premiação com a comunidade umbandista. Cita colaboradores, a quem fez agradecimentos.
9 -  RAQUEL TRINDADE
Fundadora do Teatro Popular Solano Trindade, em Embu das Artes, tece elogios à ex-deputada Theodosina Ribeiro e à deputada Leci Brandão. Cumprimenta autoridades presentes. Diz que o PCdoB lhe traz à memória a militância de seu pai. Menciona a diversidade religiosa de sua família, composta por membros do candomblé e por evangélicos. Recita um poema, de autoria de seu pai, Solano Trindade, o qual dedica à deputada Leci Brandão e à ex-deputada Theodosina Ribeiro.
10 -  NATALI DE ARAÚJO
Atuante no combate ao câncer, fala sobre a descoberta de um câncer de mama, em 2012, fato que mudara a trajetória de sua existência. Agradece às "Meninas de Peito", a quem dedica esse prêmio, bem como à sua família, e a Deus, por ter lhe concedido a grande oportunidade de sua vida.
11 -  RENATA PERON
Militante dos Direitos Humanos, Diversidade e Cantora, comenta a luta de travestis e transexuais. Cita poema com o qual se identifica.
12 -  RENATA MARTINS
Diretora audiovisual na Companhia dos Crespos, agradece pela homenagem. Cita mulheres consideradas suas fontes de inspiração. Faz agradecimento, in memorian, à sua mãe.
13 -  ILDSLAINE MONICA DA SILVA
MC Sharilayn, ativista cultural e social, faz agradecimentos. Relata situação vivenciada durante atividade no Projeto Guri, ocasião em que um garoto de 9 anos declarou que a violência nunca teria fim. Fala de sua tristeza e preocupação diante da afirmação daquela criança. Destaca sua luta social, que visa mudar a vivência das minorias.
14 -  CONCEIÇÃO APARECIDA LOURENÇO
Jornalista, escritora e ex-diretora da Revista Raça, diz que a ex-deputada Theodosina Ribeiro fora sua inspiração na infância. Fala de sua emoção pela homenagem recebida. Faz agradecimentos.
15 -  KENARIK BOUJIKIAN FELIPPE
Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Dedica a medalha recebida às suas colaboradoras de trabalho. Reflete sobre a situação das mulheres negras encarceradas, que, adita, são as mais invisíveis perante a sociedade. Informa que de cada três mulheres detidas, duas são negras, o que denota, a seu ver, o preconceito do Estado. Narra história de rei, fazendo analogia com lei brasileira que proibia a entrada de negros no País, na época do Império. Lembra o papel da Justiça durante a Ditadura Militar. Questiona a atuação do Judiciário no que tange ao processo prisional no Brasil. Acrescenta que a Justiça tem sido conivente com a predominância de mulheres negras encarceradas.
16 -  ALEXANDRA BALDEH LORAS
Consulesa da França, diz que no Brasil, ela conseguiu verbalizar toda a dor que há em seu interior, com relação ao sofrimento dos negros. Ressalta que na França, sua nação de origem, não é possível falar de temas raciais, uma vez que os negros são minoria naquele País. Estimula os negros a resgatarem sua autoestima. Cita renomados representantes da raça negra, como Machado de Assis. Avalia que o problema do Brasil não é a corrupção, presente, a seu ver, em todo o mundo, mas a desigualdade racial e econômica.
17 -  CLÁUDIA LUNA
Mestre de cerimônias, justifica ausências.
18 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Presta homenagem, com entrega de placas, às Sras. Alexandra Gonçalves e Silvia Matheus, ambas intérpretes de Libras nesta Casa de Leis.
19 -  ALEXANDRA GONÇALVES
Intérprete de Libras deste Parlamento, cita poema. Fala sobre a interpretação da linguagem de sinais. Comenta seus planos para dar continuidade ao trabalho em prol dos deficientes auditivos.
20 -  SILVIA RAQUEL ALVES MATHEUS
Professora do curso de Libras e intérprete de Libras nesta Casa de Leis, agradece pela homenagem recebida.
21 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Faz suas considerações finais. Agradece a presença de todos. Faz agradecimento especial à sua equipe de assessores. Fala de suas conquistas pessoais e das emoções vivenciadas no estado de São Paulo. Lembra a escravidão dos negros. Ressalta a diversidade racial no Brasil. Acrescenta que isso foi o que a motivou a dar o nome ao seu gabinete, "Quilombo da Diversidade". Combate a disseminação do ódio. Anuncia a apresentação do "Grupo Amigas do Samba.com". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp