17/03/2016 - 9a Solene

COMEMORAÇÃO DA CELEBRAÇÃO DA LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ÁRABE E DA PRESENÇA ÁRABE NO BRASIL.
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/03/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Comemorar a celebração da língua, literatura e cultura árabe e a presença árabe no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes. Anuncia a apresentação de vídeo sobre ações culturais, educativas e sociais da comunidade árabe.
2 -  JAMAL JAMIL YUSSEF CHAYA
Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Iraque, menciona que os refugiados e a cultura do Iraque estão no centro da programação da sétima edição do Festival Sul-Americano da Cultura Árabe, que começa no dia 18/03 em diversas cidades. Enaltece a riqueza da cultura iraquiana, que considera ser um legado para a humanidade. Repudia e lamenta ataques terroristas que levaram à destruição de sítios arqueológicos no país. Elogia o acolhimento do Brasil a imigrantes árabes.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a declamação de poesia pelo Dr. Ahmad Serieh. Enaltece a beleza da sonoridade da língua árabe, bem como de sua cultura.
4 -  VIVIAN KHOURI SAMARA
Representante da comunidade árabe na sociedade civil e membro do programa para refugiados da BibliAspa, cita dados sobre o número de árabes residentes no Brasil. Destaca a importância do Festival Sul-Americano de Cultura Árabe. Discorre sobre a questão dos refugiados vindos do Oriente Médio. Fala sobre o papel da ONG BibliAspa - Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul - Países Árabes - na inserção de imigrantes na sociedade brasileira.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia declamação de poesia pela Sra. Mariela Loreto Pizarro.
6 -  PAULO DANIEL FARAH
Presidente da BibliAspa e professor na Universidade de São Paulo - USP, faz agradecimentos gerais. Menciona que o objetivo do Festival Sul-Americano de Cultura Árabe é promover a diversidade cultural e a aproximação entre os povos. Elenca os vários segmentos artísticos presentes no evento. Destaca a importância da BlibiAspa e dos programas desenvolvidos em prol dos refugiados. Convida a todos para participar das atividades do festival, incluindo exposição nesta Casa.
7 -  ARSHAD OMAR ESMAEEL
Embaixador da República do Iraque no Brasil, pronuncia-se em língua estrangeira com tradução simultânea, saúda todos os presentes. Agradece a oportunidade de apresentar um pouco da cultura árabe, nesta Casa. Afirma que a cultura é a maior riqueza do Iraque. Adiciona que a região fora berço de diversos legados deixados para a humanidade. Lamenta que heranças culturais do país tenham sido alvo de ações terroristas. Mostra-se esperançoso com a recuperação política, econômica e social da região.
8 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Manifesta-se honrado por receber o Festival Sul-Americano de Cultura Árabe, nesta Parlamento. Diz ser sua intenção a abertura de espaço cultural, nesta Casa. Destaca a importância da difusão da cultura árabe. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp