11/04/2016 - 18a Solene

ENTREGA DA XIX EDIÇÃO DO PRÊMIO SANTO DIAS DE DIREITOS HUMANOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/04/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLOS BEZERRA JR. / JOÃO PAULO RILLO
1 -  CARLOS BEZERRA JR.
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Carlos Bezerra Jr., ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Entregar a XIX Edição do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos". Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz leitura de breve narrativa histórica de Santo Dias. Anuncia a apresentação musical "Sal da Terra", de Beto Guedes, interpretada pelo músico José Roberto Prado, pastor da Igreja Batista e membro da Refugee Highway Partnership, atuante no acolhimento de refugiados sírios, no Brasil.
2 -  JOSÉ ZICO PRADO
Deputado estadual, saúda os presentes. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Enaltece a defesa da democracia. Combate a pobreza e a exploração dos menos favorecidos.
3 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a entrega de prêmio a Joaquim Miranda Sobrinho.
4 -  MARCOS MARTINS
Deputado estadual, saúda os presentes. Tece considerações a respeito da biografia de Joaquim Miranda Sobrinho. Lembra a resistência à ditadura e a fundação do Partido dos Trabalhadores. Reflete acerca de fatos ocorridos durante o Regime Militar. Parabeniza o homenageado.
5 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a exibição de vídeo sobre Joaquim Miranda Sobrinho.
6 -  JOAQUIM MIRANDA SOBRINHO
Homenageado, saúda os presentes. Valoriza a defesa dos Direitos Humanos. Estende a homenagem recebida à coletividade de seus pares. Lista apoiadores que comungam de seus ideais. Versa sobre sua juventude e o que vivenciara no período ditatorial, no Brasil.
7 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Lê breve biografia e anuncia homenagem a Alyson Montrezol.
8 -  JOÃO PAULO RILLO
Assume a Presidência.
9 -  ALYSON MONTREZOL
Homenageado, saúda os presentes. Sente-se honrado por receber a premiação. Reconhece que o soerguimento do País deu-se a partir do falecimento de inúmeras vítimas da ditadura. Enaltece a cultura, a arte, o cinema e a fotografia como meios de valorizar a dignidade. Aduz que representa, como cineasta, uma equipe. Agradece o apoio dos familiares. Defende a busca incessante pelos Direitos Humanos. Cita frase de Martin Luther King a respeito do destemor. Clama aos jovens que não adotem o silêncio como filosofia de vida.
10 -  CARLOS BEZERRA JR.
Assume a Presidência.
11 -  JOÃO PAULO RILLO
Deputado estadual, saúda os presentes. Elogia o ator Wagner Moura pela defesa da democracia, no País. Destaca a relevância do ex-deputado estadual Adriano Diogo no cenário político brasileiro. Ressalta o significado da premiação, mormente no atual momento político vivenciado pela sociedade brasileira. Critica os defensores do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Reafirma que não deve aceitar, em silêncio, o que considera "estado de exceção". Lembra o trabalho realizado pela Comissão da Verdade, neste Parlamento. Lamenta a ausência do ex-deputado estadual Adriano Diogo, no governo federal.
12 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a apresentação das músicas "Pesadelo", de Paulo Cesar Pinheiro; e "Quantos e Quantas", de Pedro Munhoz.
13 -  CARLOS GIANNAZI
Deputado estadual, saúda os presentes. Faz breve narrativa de seu convívio com o ex-deputado estadual Adriano Diogo, quando do exercício da vereança e do mandato neste Parlamento. Corrobora o pronunciamento do deputado João Paulo Rillo.
14 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Elogia o ex-deputado estadual Adriano Diogo.
15 -  ADRIANO DIOGO
Ex-deputado estadual, cumprimenta os presentes. Agradece a homenagem recebida. Afirma que o PT trouxe contribuições ao País. Exibe fotografia a evidenciar o dia do falecimento de Santo Dias. Critica o pleito de impeachment à presidente Dilma Rousseff.
16 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Anuncia a entrega de prêmio ao ex-deputado estadual Adriano Diogo, e a declamação do poema "A Noite Dissolve os Homens", de Carlos Drummond de Andrade, por José Roberto Prado, e a leitura, realizada por Gustavo Felício, de breve biografia do padre Paolo Parise. Registra que o pároco é referência na temática tocante aos Direitos Humanos e na defesa de refugiados originários de outra realidade cultural. Menciona o trabalho realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Paz. Anuncia a entrega de prêmio ao padre Paolo Parise.
17 -  PAOLO PARISE
Padre e homenageado, saúda os presentes. Agradece a homenagem recebida. Tece considerações a respeito do trabalho coletivo realizado pela "Missão Paz", desde a década de 1930. Comenta drama vivenciado por sua família, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Menciona a solidariedade do povo paulista. Comenta projeto de lei de reforma migratória, em trâmite no Congresso Nacional.
18 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Exibe vídeo em que Padre Paolo Parise fala sobre os processos migratórios no Brasil, e sobre a referência da "Missão Paz" para migrantes e refugiados em São Paulo.
19 -  ADRIANO DIOGO
Ex-deputado estadual, corrobora o pronunciamento do padre Paolo Parise.
20 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.
Exibe vídeo de combate ao trabalho escravo. Anuncia a entrega de prêmio ao embaixador da Boa Vontade, nomeado pela Organização Internacional do Trabalho, o ator Wagner Moura. Justifica a ausência do homenageado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp