31/03/2016 - 38ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/04/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Parabeniza os municípios de Pirajuí, Jambeiro, Orlândia, Borá e Fartura pelo aniversário.
2 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Comenta participação em reunião, nesta manhã, com sindicalistas da construção civil. Relata dificuldades do setor. Mostra gráficos que apontam a queda do PIB da construção civil, o que, adita, tem resultado na demissão maciça de operários. Critica decisão do governo federal, de usar os recursos do FGTS para investir no pré-sal.
3 -  WELSON GASPARINI
Discorre sobre a crise política pela qual atravessa o País. Cita dados do desemprego. Combate o corte de verbas para setores considerados essenciais. Defende ampla discussão sobre as metas pelas quais, a seu ver, os brasileiros devem lutar na busca de uma reforma política. Sugere o estabelecimento de regras para o reconhecimento partidário. Posiciona-se favorável ao estabelecimento do voto distrital nas eleições nacionais e estaduais. Cita outros critérios para regular a política, como a proibição da reeleição, o voto facultativo, entre outros.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Faz comentários sobre o discurso do deputado Welson Gasparini e sobre a declaração do deputado Jooji Hato. Discorre sobre o PLP 257/16, que coloca em prática o ajuste fiscal, a seu ver, prejudicial ao povo brasileiro. Cita aspectos da propositura, que, em seu bojo, prevê o arrocho salarial do funcionalismo público, além de incentivar a demissão voluntária. Ressalta, ainda, a elevação da alíquota da previdência social de 11 para 14%.
5 -  CORONEL TELHADA
Fala de ocorrência, ontem, na Capital paulista, em que juíza foi feita refém por indivíduo que invadiu o Fórum Regional do Butantã, na Zona Oeste. Mostra imagens do caso. Explica que o homem jogou gasolina na magistrada, na tentativa de lhe atear fogo. Parabeniza a atuação de policiais durante o episódio, que culminou com a libertação da juíza e a prisão do invasor. Afirma ser contrário ao PLP 257/16.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Discorda das homenagens feitas ao que chama de golpe civil e militar, comemorado hoje. Comenta participação em ato na USP, em defesa das universidades, ocasião em que fora entregue uma pauta com reivindicações das entidades. Tece críticas ao reitor Marco Antonio Zago, que, informa, tentou impedir a manifestação de estudantes, professores e de funcionários.
7 -  CARLOS GIANNAZI
Repudia a postura do governador Geraldo Alckmin pelo corte de bônus aos professores da Rede Estadual de Ensino. Faz reflexão sobre o assunto. Defende a valorização do salário-base de servidores, bem como a incorporação de gratificações. Alega, no entanto, que o modelo de reajuste praticado pelo governo estadual prejudica os servidores do Magistério. Reitera críticas ao PLP 257/16.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
9 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 01/04, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp