13/05/2016 - 25a Solene

COMEMORAR O DIA DO POLICIAL MILITAR FEMININO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/05/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / CORONEL CAMILO
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Camilo, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Policial Militar Feminino". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  CORONEL CAMILO
Deputado estadual, expressa sua alegria por ter proposto esta sessão solene. Agradece às policiais militares pelo trabalho exercido na segurança da população. Reconhece que o desafio enfrentando pelas mulheres na Polícia Militar é grande. Elenca medidas tomadas ao longo do tempo para promover a presença feminina na corporação, em todas as áreas. Encoraja as policiais militares a manter o comprometimento com o trabalho e a ganhar cada vez mais espaço na polícia.
3 -  MAJOR OLÍMPIO
Deputado federal, considera que o Brasil passa por um período político conturbado, com as instituições perdendo credibilidade diante da sociedade. Declara-se favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Afirma que a corrupção deve ser combatida continuamente. Diz que, em tal situação, as responsabilidades da Polícia Militar tornam-se ainda maiores. Defende projetos de lei, federais e estaduais, que tratam da concessão de benefícios a servidores públicos. Faz críticas ao deputado estadual João Paulo Rillo, a quem acusa de agredir um policial militar durante ocupação desta Casa por estudantes.
4 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, destaca a importância do papel das mulheres na sociedade e, consequentemente, na Polícia Militar. Ressalta a justeza desta homenagem. Tece críticas àqueles que, a seu ver, fomentam a desordem social, através da violência. Argumenta que é fundamental manter a união dentro da corporação e a legalidade das ações, neste momento que o País atravessa. Presta homenagem à soldado Marta Umbelina, assassinada quando chegava em casa. Reitera seu apoio às demandas dos policiais militares.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a apresentação de um vídeo institucional da Polícia Militar.
6 -  ALDA MARCO ANTÔNIO
Coordenadora do PSD Mulher, destaca a importância de prestar homenagens a mulheres e parabeniza o deputado Coronel Camilo pela proposta desta solenidade. Discorre sobre o papel da mulher na sociedade ao longo da história. Combate o mito, propagado ao longo de séculos, de que as mulheres possuíam menos inteligência que os homens. Expressa sua satisfação por ver que as mulheres na Polícia Militar exercem as mesmas funções que os homens. Faz histórico da "Operação Delegada", instituída na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab. Argumenta que homens e mulheres devem estar sempre juntos, pelo bem do País.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem, com a entrega de flores, às seguintes policiais militares: soldado Andréa da Silveira Dias; cabo Vânia Rodrigues de Oliveira; e cabo Márcia Aparecida Romão. Afirma que, ainda que todos os trabalhos sejam nobres, apenas os policiais têm a função mais nobre de, se necessário, dar-se em sacrifício por outros. Descreve medidas tomadas por esta Casa a favor da Polícia Militar. Presta homenagem às policiais. Convida os presentes para entoar a "Canção da Polícia Militar".
8 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência. Faz agradecimento ao presidente desta Casa, Fernando Capez, por sua presença nesta solenidade. Presta homenagem, com a entrega de flores, às seguintes policiais militares: 1ª tenente médica Luciana Maria Fernandes Guerra; coronel Maria Aparecida de Carvalho Yamamoto; coronel Fátima Ramos Dutra; e coronel Vitória Brasília de Souza Lima.
9 -  VITÓRIA BRASÍLIA DE SOUZA LIMA
Coronel, representando as policiais militares homenageadas, faz histórico de sua trajetória na Polícia Militar e do crescimento do número de mulheres na corporação. Agradece a comandantes e autoridades da polícia que possibilitaram a maior participação feminina. Presta homenagem às policiais femininas, as quais parabeniza pelas conquistas alcançadas.
10 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Destaca que a Polícia Militar é uma das poucas instituições em que o salário recebido por homens e mulheres é idêntico. Parabeniza as policiais pelo seu trabalho em todas as áreas da corporação. Declara seu apoio às demandas dos servidores da Polícia Militar, cujo bom desempenho considera essencial para que os cidadãos tenham qualidade de vida.
11 -  RICARDO GAMBARONI
Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, manifesta seu desejo de que já não houvesse nenhuma discriminação contra a mulher. Elenca as medidas que, ao longo do tempo, integraram mais e mais as mulheres à corporação, equiparando as funções, cargos e salários aos dos homens. Orgulha-se de pertencer a uma instituição que, a seu ver, não faz distinções entre seus servidores. Ressalta que as Forças Armadas e as outras polícias do País tomaram a polícia paulista como exemplo a ser seguido de participação feminina. Afirma que a sociedade põe sua confiança na Polícia Militar.
12 -  CAPITÃO AUGUSTO
Deputado federal, presta homenagem às policiais militares. Afirma que há esforço para aprovar, na Câmara dos Deputados, projetos favoráveis às forças de segurança. Defende a concessão de aposentadoria especial para as policiais militares.
13 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp