09/05/2016 - 60ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/05/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / JOOJI HATO / CORONEL TELHADA
Secretaria : JOOJI HATO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Convoca as seguintes sessões solenes: a realizar-se no dia 17/06, às 10 horas, para "Comemorar o Dia do Bombeiro e Realizar a Entrega de Condecorações aos Heróis do Fogo"; e a realizar-se no dia 17/06, às 20 horas, para "Comemorar o Aniversário de 15 Anos da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Cooperalesp".
2 -  CARLOS GIANNAZI
Discorre sobre as ocupações de estudantes a Etecs e Fatecs, bem como a este Parlamento, na semana passada. Avalia que as iniciativas obtiveram saldo positivo. Elenca os temas abordados pela pauta de alunos e os desdobramentos e resultados, advindos das manifestações. Faz críticas ao posicionamento do deputado Coronel Telhada diante dos protestos estudantis.
3 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência. Anuncia a visita do Primeiro Tenente Rafael Telhada, filho do deputado Coronel Telhada, e do cabo Viana, a quem dá as boas-vindas.
4 -  CORONEL TELHADA
Cumprimenta os policiais presentes. Faz convite para o evento de comemoração pelos 82 anos do Batalhão Anchieta, no dia 13/05. Discorda do discurso do deputado Carlos Giannazi. Diz que entrou com uma denúncia no Conselho de Ética desta Casa para investigação e, se couber, cassação de mandato, de um parlamentar que teria organizado a ocupação da Casa por estudantes. Manifesta-se favorável à greve promovida por funcionários da Fundação Casa. Apela ao secretário de Segurança Pública e ao governador Geraldo Alckmin pelo reajuste de salários dos servidores estaduais.
5 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Parabeniza as mães brasileiras pelo seu dia, comemorado ontem. Cumprimenta o assessor Guilherme Rocha Munin, que, aprovado em concurso público, foi nomeado para a Câmara Municipal de Guarulhos. Agradece ao servidor, por todo o apoio aos parlamentares.
6 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência. Cumprimenta o servidor Guilherme Rocha Munin, a quem agradece e deseja sucesso na nova etapa profissional.
7 -  JOOJI HATO
Faz comentários sobre a realização de baile funk, em Itaquera, no último fim de semana. Tece críticas ao evento, que, a seu ver, promove o consumo excessivo de álcool e o uso de drogas. Mostra reportagem sobre o baile, que, adita, acontece no meio da rua e perturba os vizinhos do entorno. Destaca que a ação da Polícia Militar só se deu após a chegada da reportagem da Tv Globo. Ressalta projetos de lei, de sua autoria, visando a redução da violência urbana.
8 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Parabeniza o time do Santos Futebol Clube pela conquista do título de campeão paulista, ontem.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Declara apoio aos servidores da Fundação Casa. Manifesta-se favorável às ocupações estudantis que têm ocorrido na Capital. Defende as manifestações populares.
10 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Traz à baila o debate sobre o ajuste fiscal que está sendo feito em Brasília. Denuncia o corte, no orçamento federal, de cerca de 10 bilhões de reais que seriam destinados à Educação. Acrescenta que o governador Geraldo Alckmin também promoveu cortes para o setor, em âmbito estadual. Mostra reportagem sobre a reintegração de posse no Centro Paula Souza.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  CAUÊ MACRIS
Discorre sobre a instabilidade política do País. Destaca a participação ativa da sociedade no debate político. Menciona a forte participação das redes sociais neste processo. Ressalta a necessidade de bom senso neste momento por qual passa o País. Cita o lançamento do maior portal de Segurança Pública do estado de São Paulo. Informa que qualquer cidadão poderá ter acesso aos dados referentes à criminalidade no Estado, inclusive boletins de ocorrência. Cita que este portal da transparência recebeu nota 10 da CGU.
13 -  CAUÊ MACRIS
Pelo art. 82, destaca o dever da transparência e a necessidade de defesa da privacidade das pessoas. Diz ser o estado de São Paulo uma referência no Brasil em relação à transparência de informações. Discorre sobre a queda nos índices de homicídios e os avanços na Segurança Pública do Estado. Compara os valores investidos na área pelos governos estadual e federal. Diz ser a Polícia Militar de São Paulo a maior do Brasil. Cumprimenta o governador, o secretário de Segurança Pública e todos os comandos das corporações. Afirma estar São Paulo no caminho certo.
14 -  CAUÊ MACRIS
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
15 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Cumprimenta as cidades de Boraceia, Itapecerica da Serra e São Luiz do Paraitinga pelos aniversários. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 10 de maio, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp