17/06/2016 - 41a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO BOMBEIRO E REALIZAÇÃO DA ENTREGA DE CONDECORAÇÕES AOS HERÓIS DO FOGO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/06/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / CORONEL CAMILO
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão.
2 -  CORONEL ARRUDA
Mestre de cerimônias, nomeia as autoridades presentes. Solicita a todos que ouçam, de pé, o toque de continência reservado ao chefe do Poder Legislativo, presidente Fernando Capez.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Camilo, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Bombeiro e realizar a entrega de condecorações aos Heróis do Fogo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Considera que todas as profissões são nobres, mas a carreira militar possui uma nobreza especial, que é a disposição para doar a própria vida em prol de outrem. Cita caso de bombeiro, que, fora de seu horário de serviço, sacrificou-se para salvar moradora de rua. Parabeniza o Corpo de Bombeiros por seu trabalho.
4 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência. Presta homenagem, com a entrega de condecoração de "Herói do Fogo", ao presidente Fernando Capez. Declara-se honrado por prestar homenagem, cujo merecimento destaca, a veteranos do Corpo de Bombeiros. Relata ocasiões em que presenciou bombeiros participando de missões de resgate mesmo fora do horário de trabalho. Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a história do Corpo de Bombeiros.
5 -  SAINT CLAIR DA ROCHA SOBRINHO
Coronel e diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros, tece elogios aos bombeiros veteranos prestigiados nesta solenidade. Declara que a condecoração "Herói do Fogo" reconhece trabalhos prestados à sociedade. Discorre sobre os objetivos e atividades da fundação que preside.
6 -  MAJOR OLÍMPIO
Deputado federal, expressa sua satisfação pela realização de homenagem ao Corpo de Bombeiros por esta Casa, a qual, enfatiza, o faz em nome da sociedade paulista. Enaltece a atuação da Polícia Militar e lamenta que, a seu ver, ela não tenha seus méritos devidamente conhecidos. Repudia pronunciamento de vereador da Câmara Municipal de São José dos Campos, que fez críticas à polícia após sessão solene que a homenageava. Demanda que seja regulamentado o Código Estadual de Proteção Contra Incêndios e Emergências de São Paulo, criado por projeto de lei aprovado há alguns anos neste Parlamento. Agradece ao Corpo de Bombeiros pela sua atuação em defesa da vida do cidadão.
7 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, elogia a coragem, a tradição e o profissionalismo do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Comenta que busca, em conjunto com outros deputados estaduais, defender os interesses da polícia neste Legislativo. Manifesta posição favorável à PEC 9/15, que emancipa o Corpo de Bombeiros. Argumenta que são as forças de Segurança que mantêm a democracia.
8 -  CORONEL ARRUDA
Mestre de cerimônias, faz a entrega das condecorações de "Heróis do Fogo", após discorrer sobre a história e significado da comenda, a diversas autoridades.
9 -  ANGELA MARIA
Cantora, elogia o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar pelo atendimento e posterior participação no velório do cantor Cauby Peixoto. Parabeniza a corporação pelo trabalho em prol da sociedade. Agradece pela homenagem recebida.
10 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Presta homenagem ao Corpo de Bombeiros, pela atuação da corporação na mitigação de um incêndio de grandes proporções, em Guarujá, nos dias 14 a 16 de janeiro deste ano, na pessoa de seu comandante, coronel Rogério Bernardes Duarte.
11 -  ROGÉRIO BERNARDES DUARTE
Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fala sobre a ocorrência que motivou a homenagem recebida. Lista datas comemorativas estaduais, nacionais e internacionais dedicadas aos bombeiros. Faz breve histórico do Corpo de Bombeiros, destacando o primeiro decreto que regulamentou o funcionamento da organização, ainda no tempo do Império. Afirma que os bombeiros paulistas são referência em todo o mundo. Cita pesquisa que demonstra o apreço e a confiança que a população sente pela instituição. Dá conhecimento de estatísticas acerca dos atendimentos prestados pelo Corpo de Bombeiros em São Paulo.
12 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Concede homenagem ao 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, de Guarujá.
13 -  FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA
Coronel e comandante interino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, afirma que a atividade do Corpo de Bombeiros é, hoje em dia, bastante diversificada, indo muito além do combate a incêndios. Felicita os que foram homenageados nesta solenidade. Descreve medidas, em andamento na Polícia Militar, que tratam da revisão do curso de formação dos bombeiros. Declara que a salvação de vidas não tem preço.
14 -  MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO
Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, considera que o heroísmo inerente à profissão de bombeiro permanece inalterado, desde a fundação da entidade. Diz que o estado de São Paulo não mede esforços para treinar adequadamente seus policiais e bombeiros e fornecer-lhes o melhor equipamento possível. Informa que delegações de diversos países têm vindo conhecer o trabalho do Corpo de Bombeiros paulista.
15 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Convida todos para, em pé, entoar a "Canção do Corpo de Bombeiros". Garante que sempre trabalhará, em conjunto com seus pares, pelo engrandecimento do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Relata ter aprendido muito com a instituição. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp