22/08/2016 - 51a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/09/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação da deputada Célia Leão, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Comunidade Alemã". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Alemão" e o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda os presentes. Tece considerações sobre a importância da solenidade. Pontua a relevância da atuação dos políticos no Brasil.
2 -  STEFAN GRAF VON GALEN
Presidente do Colégio Benjamin Constant, comunica o falecimento do Sr. Sönke Böge, a quem elogia pela atuação em instituições da comunidade alemã. Solicita um minuto de silêncio em respeito a Sönke Böge. Saúda os demais membros da mesa. Demonstra preocupação com a preservação da língua, da cultura e da tradição alemãs, no Brasil. Faz agradecimentos à deputada Célia Leão.
3 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Reitera agradecimentos ao Sr. Stefan. Demonstra satisfação por presidir a sessão e apreço pelas características da cultura alemã presentes na realidade brasileira. Anuncia a entrega de placa comemorativa a Mauritius Reisky Von Dubnitz, vice-presidente do Colégio Porto Seguro.
4 -  MAURITIUS REISKY VON DUBNITZ
Vice-presidente do Colégio Porto Seguro, lê o conteúdo da placa comemorativa. Saúda os presentes. Lamenta o falecimento do Sr. Sönke Böge. Declara-se honrado pela homenagem recebida. Comenta a história da imigração alemã no Brasil e sua importância para o desenvolvimento do País e de São Paulo. Acentua a liderança alemã e a relevância da atuação brasileira na configuração da nova ordem econômica internacional. Destaca a necessidade de fortalecimento dos intercâmbios entre os dois países, em diversas áreas.
5 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Anuncia a entrega de placa comemorativa ao Dr. Klaus Wilhelm Lege.
6 -  KLAUS WILHELM LEGE
Presidente da Corporação Alemã de São Paulo, saúda os presentes. Enaltece as contribuições dos alemães para a realização e introdução de inovações nos jogos olímpicos da era moderna. Parabeniza o ISCBA - Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha, pelo investimento em atletas portadores de deficiência, por meio do projeto Atletas do Futuro. Acentua o caráter inclusivo e promotor da diversidade adotado pelas Olimpíadas no Brasil.
7 -  AXEL ZEIDLER
Cônsul-geral da República Federal da Alemanha em São Paulo, cumprimenta os presentes. Discorre a respeito da fundação da primeira vila alemã no Brasil e do acolhimento recebido pelos imigrantes, no País. Salienta a influência alemã na composição populacional brasileira. Destaca a importância das parcerias estratégicas entre os dois países, em diversas áreas, sobretudo em São Paulo. Informa que a cidade de São Paulo abriga a maior comunidade judaica proveniente da Alemanha, no Brasil. Comenta a atuação brasileira no cenário econômico mundial, ressaltando sua relevância para a preservação da língua e do patrimônio cultural alemães. Defende as instituições que promovem a cooperação internacional e o intercâmbio cultural entre os dois países. Demonstra seu desejo de superação da crise de refugiados.
8 -  MICHAEL PEUSER
Presidente da Associação Católica Kolping, faz breve relato histórico acerca das personalidades retratadas nos quadros - Imperatriz Leopoldina, e seu pai, Imperador Francisco II - e sobre sua relação com a história brasileira.
9 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Anuncia a entrega de quadros da Imperatriz Leopoldina e de seu pai, Imperador Francisco II, aos colégios Rio Branco e Porto Seguro, respectivamente. Anuncia a apresentação da banda do Colégio Porto Seguro. Elogia os estudantes membros da banda, por representarem sua esperança na melhoria do mundo.
10 -  JÚLIA PALMA DEVITA
Estudante do Colégio Benjamin Constant - pronuncia-se em língua alemã, a respeito do histórico da imigração alemã para São Paulo. Faz tradução do texto para o idioma português.
11 -  FRANCISCO ARIDE
Estudante do Colégio Benjamin Constant - pronuncia-se em língua alemã, a respeito do histórico da imigração alemã para São Paulo. Faz tradução do texto para o idioma português.
12 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Felicita-se pela realização da solenidade. Faz considerações filosóficas sobre a presença da comunidade alemã no Brasil. Anuncia a apresentação de vídeo contendo tradução do Hino Nacional Alemão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp