22/08/2016 - 50a Solene

HOMENAGEAR O EXÉRCITO BRASILEIRO E O SEU PATRONO, MARECHAL LUIZ ALVES DE LIMA ESILVA, DUQUE DE CAXIAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/09/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de "Prestar homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu Patrono, marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Duque De Caxias". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda do Exército, a quem agradece. Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre o Exército Brasileiro.
2 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, ressalta sua alegria em participar desta homenagem. Cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre o sucesso alcançado nas Olimpíadas no Rio de Janeiro. Destaca o papel preponderante do Exército no evento e os diversos atletas medalhistas olímpicos, das Forças Armadas do País. Lembra o sucesso de eventos anteriores como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Menciona o exemplo de Duque de Caxias até os dias de hoje. Demonstra seu empenho, como presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, na criação de um colégio militar em São Paulo. Parabeniza a atuação do comandante Mauro Cesar Lourena Cid na condução do Exército e o deputado Fernando Capez pela cerimônia.
3 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca a sua luta em prol da Polícia Militar e da Segurança Pública. Discorre sobre as críticas tecidas às instituições militares por aqueles que não a conhecem e também pelos bandidos. Diz não compactuar com o crime e a corrupção. Destaca o planejamento, a honestidade e a educação dos militares. Afirma que esta data deve ser lembrada por todos os brasileiros, que reconhecem o serviço prestado pelas Forças Armadas. Agradece o Exército Brasileiro. Pede que os mesmos continuem fortes em sua missão. Considera inestimável o valor do Exército.
4 -  EDISON APARECIDO BRANDÃO
Desembargador, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, destaca a proximidade do Tribunal de Justiça com as Forças Armadas há décadas. Diz ser São Paulo a casa militar mais acolhedora do País. Destaca a importância do Exército Brasileiro. Menciona sua alegria em assistir o final das Olimpíadas, com 70% das medalhas vindas de militares, sem incidentes e com alto nível de preparação. Lamenta que as novas gerações não possuam os mesmos valores destes. Parabeniza o Exército Brasileiro.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem, com entrega de placa, ao Exército Brasileiro, na pessoa do general de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, comandante militar do Sudeste.
6 -  MAURO CESAR LOURENA CID
Comandante militar do Sudeste, agradece a iniciativa desta sessão solene. Destaca o trabalho realizado em equipe, sem o qual nenhum comandante teria sucesso. Cumprimenta as autoridades presentes. Afirma que os paulistas construíram um estado pujante, que serve de modelo para todos os outros. Destaca a participação do Exército em todos os momentos da história do País. Ressalta a qualidade do soldado paulista. Celebra o encerramento das Olimpíadas, o desempenho dos atletas, a impressão causada ao mundo, assim como o comportamento de todos. Informa que São Paulo enviou mais de 2.500 soldados para o Rio de Janeiro, com mais de 250 viaturas. Menciona a força de contingência para proporcionar apoio em São Paulo. Destaca algumas passagens do histórico de Duque de Caxias e da história do Brasil. Diz ser o mesmo um modelo de soldado e cidadão, exemplo no cumprimento de suas obrigações, que inspira todos os soldados. Fala que Duque de Caxias sintetiza as virtudes do cidadão patriota, com uma herança viva e forte. Agradece a homenagem prestada aos mais de 28 mil soldados em São Paulo.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Demonstra sua gratidão ao Exército Brasileiro. Lembra fatos vividos pelo Exército Brasileiro na história do País. Ressalta que as dimensões continentais do Brasil se devem ao Exército, que combateu diversos movimentos espalhados pelo País. Afirma ser o mesmo patrimônio cívico e moral do povo brasileiro. Lembra que não há país democrático que não cultue as Forças Armadas. Menciona a admiração desta Casa pelo Exército Brasileiro. Convida todos os presentes a cantarem a Canção do Exército, executada pela Banda do Exército. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp