29/08/2016 - 53a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO SOLDADO DAS FORÇAS ARMADAS, PM E GUARDAS MUNICIPAIS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/09/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Coronel Camilo, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Soldado das Forças Armadas, PM e Guardas Municipais". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  FERNANDO BARTHOLOMEU FERNANDES
Coronel, a representar Mauro Cesar Lourena Cid, general de Exército,comandante militar do Sudeste, cumprimenta os presentes, enaltece a relevância da solenidade. Ressalta a defesa da ordem e da lei. Defende o respeito às instituições. Versa a respeito da segurança durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Afirma que impropriedades e desvios de conduta, praticados por servidores da Segurança Pública, devem ser alvo de responsabilização. Assevera que faz-se necessário diferenciar os fundamentos das instituições de erros pessoais.
3 -  RICARDO PRIELL NETO
Coronel chefe da Assistência Militar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a representar Ricardo Gambaroni, comandante geral da Polícia Militar, saúda os presentes. Faz reflexão filosófica a respeito das atividades exercidas pelos soldados. Assevera que o profissional de Segurança Pública disponibiliza tempo em defesa da sociedade. Valoriza o altruísmo, a dedicação, a honestidade e o compromisso, como norteadores do exercício da profissão. Acrescenta que aguarda o retorno de cerca de mil servidores que atuaram na segurança dos jogos olímpicos.
4 -  ANTONIO AUGUSTO NEVES
Juiz militar, a representar Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Informa que ultrapassara 64 anos de atividade profissional. Afirma ser conhecedor da história da Segurança Pública no estado de São Paulo. Ressalta o simbolismo da solenidade. Lamenta o fato de ter sepultado 11 subordinados, durante seu comando. Argumenta que a homenagem é necessária e valoriza o profissional que convive com a incerteza de não retornar ao lar.
5 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Afirma que a Segurança Pública tem a missão de proteger a soberania nacional e a ordem pública. Anuncia homenagens a profissionais feridos durante o exercício do dever legal, os quais listou. Anuncia a entoação da Canção do Expedicionário Brasileiro. Corrobora os pronunciamentos das autoridades presentes. Destaca o trabalho dos policiais das rádio patrulhas. Narra ocorrência realizada na zona norte da Capital, em que casal de policiais militares enfrentaram traficantes de drogas. Acrescenta que seu filho, militar, estivera no local, na oportunidade. Aduz que sepultara 48 policiais militares mortos, durante seu comando. Defende o reconhecimento diário da atividade exercida pelo profissional de Segurança Pública. Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre o soldado brasileiro. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp