30/09/2016 - 63a Solene

COMEMORAR O DIA MUNDIAL DO TURISMO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/10/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / JOOJI HATO
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão.
2 -  ENCARNACION LOZANO LEMONCHE
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -   PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Nomeia as demais autoridades presentes. Agradece a presença de representantes de instituições que, através de programas de pós-graduação em Turismo, realizam pesquisas e apoiam o setor, as quais nomeou. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Enio Tatto, com a finalidade de "Comemorar o Dia Mundial do Turismo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar. Afirma que o setor do turismo tem grande potencial no Brasil. Considera que os profissionais da área têm grande papel pelo sucesso do setor.
4 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência. Discorre sobre a importância do turismo para a economia do País.
5 -  ALEXANDRE PANOSSO NETTO
Professor de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), discorre sobre o ensino e a pesquisa no setor turístico. Lê resumo da carreira do diretor do Ministério do Turismo, Ítalo Oliveira Mendes.
6 -  ÍTALO OLIVEIRA MENDES
Diretor de Administração do Ministério do Turismo, destaca a importância do Turismo para a economia brasileira, citando dados recentes do setor. Afirma que a atividade turística é estratégica em função de agregar trabalhadores de diversas formações e abranger praticamente todo o território nacional. Lembra que o turismo aparece como um das metas de desenvolvimento sustentável da ONU. Discorre sobre a melhoria da legislação que trata do setor. Comenta políticas públicas da atual gestão do Ministério do Turismo.
7 -  ALEXANDRE PANOSSO NETTO
Professor de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), lê resumo da carreira do professor Eduardo Sanovicz.
8 -  EDUARDO SANOVICZ
Professor de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), discorre sobre políticas públicas voltadas ao setor do turismo. Comenta atividades da área acadêmica que pesquisa e ensina a disciplina do Turismo. Afirma que a militância de profissionais é fundamental por melhorias no setor. Destaca que o fim do controle dos preços levou a queda do custo médio das passagens aéreas.
9 -  ALEXANDRE PANOSSO NETTO
Professor de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), lê resumo da carreira do professor Mario Carlos Beni.
10 -  MARIO CARLOS BENI
Professor de Turismo da Universidade de São Paulo e da Universidade de Brasília, considera que ao setor do turismo não é dada a devida importância pela classe política. Discorre sobre o histórico da estruturação do setor governamental que trata do turismo. Critica a alta rotatividade na direção do Ministério do Turismo. Comenta que há certo distanciamento entre as teorias acadêmicas e a prática no setor turístico.
11 -  ALEXANDRE PANOSSO NETTO
Professor de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), agradece a diversas autoridades presentes. Afirma que o evento foi importante para o debate a respeito do setor.
12 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Destaca a importância do turismo para a sociedade. Afirma que em São Paulo o turismo gastronômico é um dos pilares do setor. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp