24/10/2016 - 72a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DO INSTITUTO DE ENGENHARIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/11/0201:

Resumo da Sessão
Presidência : ROBERTO MASSAFERA
1 -  ROBERTO MASSAFERA
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a presente sessão solene fora convocada pela Presidência Efetiva desta Casa, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 100 anos do Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Deputado estadual, saúda os presentes. Considera a importância da engenharia para diversos setores da sociedade. Discorre sobre sua trajetória profissional na construção civil. Felicita-se pela eleição de sua filha como vereadora da cidade de São Paulo. Parabeniza o instituto por seu aniversário.
3 -  PRESIDENTE ROBERTO MASSAFERA
Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre as atividades do Instituto de Engenharia.
4 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, cumprimenta os membros da Mesa. Acentua a relevância do centenário do Instituto de Engenharia. Faz elogios ao trabalho realizado pela instituição.
5 -  CAMIL EID
Presidente do Instituto de Engenharia, saúda as autoridades presentes. Expõe as finalidades do instituto, bem como projetos deste para os próximos anos. Tece considerações acerca das relações entre a carência de alimentos no mundo, o agronegócio e o transporte ferroviário. Apresenta ações de uso da tecnologia para modernização dos processos de trabalho na engenharia.
6 -  JOÃO CARLOS MEIRELLES
Secretário estadual de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Declara-se orgulhoso por ser engenheiro. Defende o fortalecimento do instituto como espaço para mobilização. Enaltece a atuação de profissionais da engenharia na construção e reconstrução do Brasil.
7 -  ARNALDO JARDIM
Secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, representando o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, saúda as autoridades presentes. Reitera as palavras do Sr. João Carlos Meirelles.
8 -  PRESIDENTE ROBERTO MASSAFERA
Anuncia homenagem, com leitura sobre a trajetória profissional e entrega do título "Paula Souza", aos engenheiros Ion de Freitas, representado pelo Sr. José Olimpio Dias de Faria; Haroldo Jezler, representado por Ione Jezler; e Peter Greiner.
9 -  PETER GREINER
Engenheiro, cumprimenta os integrantes da Mesa. Ressalta a postura ética e os feitos dos ex-diretores do Instituto de Engenharia. Enaltece a colaboração dos engenheiros para a reconstrução da Pátria brasileira. Discorre a respeito do idealismo e da prevalência da proficiência técnica dos profissionais envolvidos na história do instituto. Faz críticas à dependência política da engenharia na atualidade. Lê citação bíblica em defesa da humildade.
10 -  PRESIDENTE ROBERTO MASSAFERA
Lê discurso de Juscelino Kubitschek sobre a construção de Brasília. Discorre acerca de sua trajetória estudantil e profissional na engenharia. Relata inovações tecnológicas vivenciada pelo Brasil, no setor. Defende o trabalho conjunto de engenheiros, agrônomos e arquitetos, pelo bem do País. Cita a atuação política de João Carlos Figueiredo Ferraz, ex-prefeito de São Paulo, em favor do crescimento planejado da cidade. Tece argumentos favoráveis à ampliação do número de engenheiros na composição política do Brasil. Critica a legislação que permite a apresentação de licitações sem projeto executivo. Reprova a falta de atenção com o planejamento e a demora para a execução de obras no Brasil. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp