03/11/2016 - 160ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/11/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / LUIZ CARLOS GONDIM
Secretaria : CORONEL TELHADA

GRANDE EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CORONEL TELHADA
Mostra reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" a respeito da atuação da Polícia Militar que, a seu ver, interpreta as informações de forma parcial. Defende a morte de bandidos caso estes coloquem a vida de policiais em risco. Critica a postura de parcela da mídia que, segundo ele, visa apenas o lucro. Alerta para a necessidade das polícias na defesa da população, como em casos de tentativa de abuso sexual de mulheres.
3 -  CORONEL CAMILO
Cita comentário de Bob Fernandes para o "Jornal da Gazeta" acerca de ações repressivas da Polícia Militar. Reprova o desrespeito à bandeira nacional em apresentação do grupo teatral Trupe Olho da Rua. Faz críticas a encenação sobre o Massacre do Carandiru. Clama pela sensibilização de artistas e manifestantes diante de violências sofridas pelas pessoas agredidas por bandidos. Defende a conduta dos policiais na retirada de ocupantes de instituições públicas.
4 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Tece elogios à atuação da Polícia Militar. Comenta a ocorrência de enchentes na região de Itaquaquecetuba, com uma morte. Desaprova o estreitamento de córrego sem medidas preventivas contra alagamentos. Faz apelo às autoridades do Governo do Estado, e das Secretarias de Saneamento e Recursos Hídricos e de Segurança e Defesa Civil pela célere resolução do problema.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Anuncia a presença de atores da Trupe Olho da Rua, nas galerias. Menciona reportagem da "Folha de S. Paulo" e pronunciamento do governador Geraldo Alckmin que corroboram sua crítica à atuação da PM na apresentação teatral do grupo. Considera as ocorrências análogas a episódios da Ditadura Militar e reflexos da ideologia de segurança nacional difundida neste regime. Critica a prisão do diretor da trupe. Pontua que a peça está sendo financiada pela Secretaria da Cultura. Ressalta que o uso de símbolos nacionais pelos atores constitui um recurso artístico. Comunica que está acompanhando a investigação da ocorrência. Lamenta a postura de vereador diante de projeto sobre identidade de gênero da Emef Desembargador Amorim Lima.
6 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Assume a Presidência.
7 -  CORONEL CAMILO
Para comunicação, destaca que a intervenção da PM na apresentação teatral deveu-se a crime contra a ordem e os símbolos nacionais. Afirma que o ator fora conduzido à delegacia por resistência a pedido de policial, para apuração dos fatos. Reprova o financiamento público cedido ao grupo. Declara que, a seu ver, a liberdade de expressão deve ser limitada pelo respeito à ordem.
8 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, argumenta a favor do corte de gastos da Secretaria de Cultura do Estado com a peça. Informa que há representação da Polícia Militar contra a trupe por crime de desrespeito a símbolos nacionais. Faz críticas à Secretaria da Cultura que, a seu ver, está contribuindo para a formação de artistas com baixo nível de educação.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, reitera críticas à Polícia Militar. Narra eventos do Regime Militar em que grandes defensores dos símbolos nacionais foram responsáveis por torturas e violências contra cidadãos brasileiros. Aponta avaliações negativas de membros da própria PM a respeito da sua intervenção na ocorrência. Acentua o reconhecimento público do trabalho da Trupe Olho da Rua.
10 -  CORONEL CAMILO
Responsabiliza aqueles que não defendem os símbolos nacionais pela má administração do Brasil e pela crise moral e econômica que o País enfrenta. Considera que possíveis erros na abordagem do grupo de teatro foram cometidos individualmente e serão apurados. Afirma que a vida em sociedade exige respeito aos outros.
11 -  CORONEL TELHADA
Desaprova os membros do PT pelo que considera como culto inadequado de símbolos que não representam a Nação. Tece críticas ao financiamento do grupo teatral por órgãos de esquerda. Alerta a trupe para a necessidade, segundo ele, de reverem suas escolhas, caso desejem o sucesso como artistas. Declara que, a seu ver, é a polícia que garante a democracia no Brasil.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Analisa de forma negativa a atuação do deputado Coronel Telhada nesta Casa. Ressalta que desligou-se do PT por discordâncias em relação às políticas de ajuste fiscal do governo Lula. Destaca que, a seu ver, o golpe militar de 1964 foi responsável pela crise brasileira. Pontua que a Secretaria de Cultura é parte de um governo com posicionamento político de direita. Parabeniza os atores visitantes pelo debate que a peça por eles apresentada trouxe à sociedade. Critica os resultados das eleições municipais, que julga reacionários e conservadores.
13 -  JOOJI HATO
Faz defesa da instalação de pisos drenantes para escoamento das águas pluviais e prevenção de alagamentos, em São Paulo. Considera que as recentes inundações devem-se à urbanização sem planejamento, com uso excessivo de concreto. Adverte que as chuvas trazem doenças como febre tifoide e leptospirose. Faz apelo para que a população colabore, optando por pisos que permitem a drenagem de água, em suas propriedades privadas.
14 -  JOOJI HATO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
15 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 04/11, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp