28/11/2016 - 84a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO BOMBEIRO FEMININO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/12/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de comemorar o "Dia do Bombeiro Feminino". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Discorre a respeito do bom desempenho feminino no Corpo de Bombeiros. Tece considerações sobre as dificuldades enfrentadas pelos parlamentares no exercício de suas funções. Narra experiências pessoais junto aos bombeiros. Defende o desmembramento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, o que, a seu ver, aumentaria a valorização destes profissionais. Aponta contribuições das forças policiais para o Brasil. Parabeniza os bombeiros femininos pela data comemorativa.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a exibição de um vídeo institucional sobre o histórico do Corpo de Bombeiros Feminino do Estado de São Paulo.
4 -  ANDRÉIA DE TOLEDO CALIL
Capitão PM e mestre de cerimônias, saúda os presentes. Discorre acerca da criação do Corpo de Bombeiros em São Paulo e da integração das mulheres nesta instituição. Lista as atividades desenvolvidas pelos bombeiros femininos. Cumprimenta as profissionais pela data comemorativa. Anuncia a homenagem, com entrega de placa comemorativa pelas Pioneiras do Fogo.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Ressalta a importância do ex-deputado Ubiratan Guimarães para a aprovação da lei que permitiu o ingresso de mulheres no Corpo de Bombeiros.
6 -  ROGÉRIO BERNARDES DUARTE
Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Agradece a homenagem feita por esta Casa. Situa a entrada das mulheres no Corpo de Bombeiros, bem como sua conquista de espaço institucional na corporação, como quebra de paradigma. Afirma o respeito que existe, a seu ver, pela igualdade de gênero, na Polícia Militar. Enaltece as mulheres por se desdobrarem entre diversos papeis sociais que desempenham e por se destacarem em inúmeras áreas do conhecimento. Pontua que a experiência paulista motivou outros corpos de bombeiros brasileiros a incluírem mulheres em seus contingentes. Ressalta a importância dos bombeiros para a população. Acentua que este é o primeiro jubileu das mulheres do Corpo de Bombeiros.
7 -  AUDI ANASTÁCIO FELIX
Subchefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo, representando Ricardo Gambaroni, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Agradece a homenagem feita por esta Casa. Mostra-se orgulhoso por ser policial militar. Discorre sobre sua experiência como guarda-vidas no Corpo de Bombeiros. Faz comentários sobre as dificuldades enfrentadas pelos bombeiros no exercício de sua profissão. Lembra que o ingresso das mulheres no Corpo de Bombeiros fora iniciado sob o comando do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Eduardo Assunção, a quem saúda. Parabeniza as bombeiros femininos pela data comemorativa.
8 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Convida os presentes a cantarem, em pé, a "Canção do Bombeiro", reproduzida pelo Serviço de Audiofonia desta Casa. Discorre sobre o preconceito enfrentado pelas primeiras mulheres ingressantes na carreira jurídica. Pontua que estas são, atualmente, a maioria entre os candidatos melhor classificados em concursos públicos. Considera que, a seu ver, as mulheres se destacam em qualquer área profissional, em decorrência da vocação para doar-se ao próximo. Ressalta que os bombeiros entregam suas vidas em favor da população. Aponta que há muitos parlamentares nesta Casa que apoiam e admiram as mulheres. Lamenta a incapacidade desta Casa de realizar todo o seu potencial, já que possui limitações políticas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp