01/12/2016 - 86a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 125 ANOS DO BATALHÃO TOBIAS DE AGUIAR
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/12/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / CORONEL TELHADA / GIL LANCASTER
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Coronel Telhada, para "Comemorar os 125 anos do Batalhão Tobias de Aguiar". Explica que, em virtude do luto oficial decretado por esta Assembleia Legislativa, solicitava um minuto de silêncio em homenagem aos jogadores da Associação Chapecoense de Futebol.
2 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência. Agradece a presença do presidente Fernando Capez, de quem destaca o apoio dado à Polícia Militar. Informa que a execução dos "Hinos Nacional e o do Batalhão Tobias de Aguiar" seriam dispensadas, em razão de luto oficial em homenagem ao time da Chapecoense. Cita e saúda autoridades presentes.
3 -  RICARDO SALLES
Secretário de Estado de Meio Ambiente de São Paulo, ressalta a atuação do deputado Coronel Telhada para a sociedade, bem como a de integrantes do Batalhão Tobias de Aguiar. Fala sobre o exemplo profissional dado pela corporação. Parabeniza o batalhão pelos 125 anos.
4 -  NIVALDO CÉSAR RESTIVO
Comandante do Policiamento de Choque, agradece o deputado Coronel Telhada pela iniciativa da homenagem, e aos patrulheiros da Rota, pelo combate ao crime.
5 -  SÉRGIO TURRA SOBRANE
Secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública, discorre sobre a participação do Batalhão Tobias de Aguiar na consolidação da história brasileira, como na Guerra de Canudos. Lembra a trajetória da corporação. Parafraseia o lema da Rota, "dignidade acima de tudo". Avalia que esta é uma qualidade necessária também ao estado de direito. Faz agradecimentos aos boinas negras, como são conhecidos os policiais da Rota.
6 -  ED THOMAS
Deputado estadual, pede o apoio deste Parlamento aos profissionais da Segurança Pública. Chama a atenção para os momentos difíceis pelos quais passa o Brasil. Agradece aos policiais pelo trabalho que desempenham em favor da sociedade. Apela à imprensa para que seja propagadora do respeito à corporação. Declara ser admirador do deputado Coronel Telhada, a quem parabeniza pela convocação desta solenidade. Clama pelas bênçãos de Deus para a PM.
7 -  GIL LANCASTER
Deputado estadual, fala de seu ingresso na Rota, aos 19 anos. Explica a interrupção na carreira policial, depois de 7 anos, em decorrência de problemas de saúde. Relata sua trajetória como empresário, até chegar a este Parlamento. Ressalta a hierarquia e a disciplina aprendidas, à época de soldado, como fundamentais para o seu sucesso empresarial. Tece críticas à mídia, que tenta, a seu ver, diminuir o valor da Polícia Militar. Fala de solicitação ao governo estadual para que faça a blindagem, ao menos, dos vidros dianteiros das viaturas policiais. Lembra a morte de um motorista da Rota. Faz agradecimentos aos boinas negras.
8 -  CORONEL CAMILO
Deputado estadual, cumprimenta veteranos da Rota, a quem tece elogios. Saúda policiais representantes do Amapá. Declara que a Rota é imprescindível para o País, cujos membros, adita, são exemplo de firmeza e de profissionalismo. Discorre sobre as demandas que têm sido apresentadas, junto ao Executivo, em prol dos servidores da Segurança Pública. Presta homenagem aos integrantes da Polícia Militar que, em algum momento de suas carreiras, perderam sua integridade física.
9 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Informa a apresentação de vídeo institucional. Anuncia a entrega da "Medalha Pedro de Toledo" a policiais militares do Batalhão Tobias de Aguiar.
10 -  GIL LANCASTER
Assume a Presidência. Parabeniza os policiais homenageados.
11 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência. Diz que gostaria de estender a homenagem a todos os policiais. Faz menção ao modelo de ação praticado pela Rota no combate ao crime organizado. Lamenta a perda, só neste ano, de mais de cem policiais militares. Repudia as críticas à Rota. Cita caso envolvendo patrulha da corporação em perseguição a marginais em fuga. Parabeniza a equipe que participou da ocorrência. Opina que a Rota não pode se curvar diante do crime, mas enfrentá-lo. Faz a entrega de certificados a um grupo de policiais militares, representando todos os integrantes do Batalhão Tobias de Aguiar.
12 -  GIL LANCASTER
Assume a Presidência. Reitera os cumprimentos aos homenageados. Saúda representantes do município de Salto, presentes na solenidade.
13 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência. Fala de projeto de lei, de sua autoria, para que seja incluído, no calendário estadual, a homenagem ao Batalhão Tobias de Aguiar. Comenta o nascimento de sua primeira neta, há dois anos, na data de primeiro de dezembro, coincidentemente no mesmo dia em que se comemora o aniversário do Batalhão Tobias de Aguiar. Aconselha os integrantes da Rota a manterem-se firmes em suas missões. Reitera a importância da corporação. Declara sua função prioritária, a de soldado da Polícia Militar. Acrescenta que, como parlamentar, uma de suas bandeiras será a defesa da Segurança Pública. Parabeniza a todos. Lembra como deve ser a abordagem de soldados da Rota: ou faz um amigo ou prende um ladrão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp