01/12/2016 - 177ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/12/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / CORONEL CAMILO
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  DAVI ZAIA
Discorre sobre a atual reestruturação do Banco do Brasil. Informa que a mesma significa o fechamento de mais de 400 agências em todo o Brasil, sendo que 137 agências irão tornar-se postos de atendimento, incluindo a desta Casa. Ressalta a qualidade do atendimento da agência deste Parlamento. Lembra que o Banco Brasil é responsável por todos os programas do governo federal que atendem a agricultura, o comércio e a população e com a compra da Nossa Caixa incorporou também os programas do estado de São Paulo. Menciona estudo realizado por este deputado de agências do Banco do Brasil e da Nossa Caixa que ficavam muito próximas, enquanto cerca de 170 cidades do interior paulista não possuíam nenhuma agência deste banco. Destaca que nenhum funcionário perderá o emprego em função desta reestruturação. Comenta a respeito dos programas de incentivo à aposentadoria. Afirma que a transferência de funcionários trará maior dificuldade de atendimento à população. Pede que o Banco do Brasil reveja esta posição.
3 -  CORONEL TELHADA
Informa que hoje é aniversário do Batalhão Tobias de Aguiar, a Rota. Lembra que comandou este batalhão durante dois anos e meio e que se aposentou neste posto. Demonstra o seu carinho e amor pelo batalhão, que hoje completa 125 anos. Ressalta que o mesmo prestou serviços inestimáveis a São Paulo e ao Brasil e que sua história se confunde com a do estado de São Paulo. Discorre sobre a história do batalhão e diversas ações e batalhas das quais participou. Discorre sobre a escolha do nome Rota Tobias de Aguiar. Cita a realização de uma sessão solene, hoje pela manhã, com a presença de diversas autoridades para homenagear o batalhão e lembrar seu valor histórico.
4 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Parabeniza o Batalhão Tobias de Aguiar pelo aniversário.
5 -  SEBASTIÃO SANTOS
Comenta sobre a vitória dos produtores de peixe do estado de São Paulo, que após anos de trabalho passaram a ser reconhecidos. Menciona a publicação hoje, no Diário Oficial, da liberação de uma lista de espécies que poderão ser produzidas no estado de São Paulo com regulamentação. Discorre sobre a produção do pangasius, hoje produzido no Vietnã e que passará a ser produzido aqui. Informa que, de acordo com a legislação, será possível produzir os mesmos em tanques do assentamento. Destaca a geração de empregos. Agradece todos os envolvidos na aprovação desta regulamentação. Parabeniza todos os produtores envolvidos e associações.
6 -  CARLOS NEDER
Discorre a respeito da aprovação do PL 803/16. Cita dados acerca da participação dos deputados na votação do projeto, que, a seu ver, indicam a existência de uma indisposição dos parlamentares em relação ao seu conteúdo. Lista cidades prejudicadas, segundo ele, pela decisão. Critica o que considera como parcialidade na escolha dos terrenos a serem incluídos no projeto, na cidade de Jundiaí. Faz apelo ao prefeito eleito deste município, Luiz Fernando Machado, e aos prefeitos de outras cidades, para que lutem pela manutenção do uso dos terrenos para execução de políticas públicas de interesse da população local.
7 -  CORONEL CAMILO
Parabeniza o 1º Batalhão de Policiamento de Choque - Rondas Extensivas Tobias de Aguiar, pelo seu 125º aniversário. Ressalta a importância desta tropa para a população da cidade de São Paulo. Pontua que a tropa de choque atua somente nos casos mais graves, sobretudo aqueles que envolvem o crime organizado. Afirma que o trabalho da Rota é mal compreendido por parcelas da mídia e da população. Parabeniza o deputado Coronel Telhada pela homenagem prestada ao batalhão.
8 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência.
9 -  JOOJI HATO
Comenta a importância da atuação das forças policiais contra a criminalidade. Relata tentativa de assalto a um motorista de Uber, por três adolescentes. Mostra reportagem sobre a recorrência deste tipo de ocorrência. Lamenta a agressão a pessoas que adotam o Uber como forma de empregar-se, em um período de alto desemprego no País. Comenta sua atuação como parlamentar para o combate da violência urbana. Ressalta que o cuidado das crianças e adolescentes é função da família, do Estado e da sociedade civil.
10 -  JOOJI HATO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
11 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 02/12, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessão solene a ser realizada na mesma data, às 10 horas, com a finalidade de prestar "Homenagem à Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Levanta a sessão.
alesp