27/09/2000 - 140ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/10/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JAMIL MURAD
Considera que, em 1º de outubro, dia das eleições municipais, pelos levantamentos de opinião pública, deverá haver uma grande mudança nas grandes capitais e também em cidades médias dos Estados.
3 -  VANDERLEI SIRAQUE
Fala de sua frustrada expectativa de que Wanderley Luxemburgo, quando voltasse ao Brasil, pedisse demissão do cargo que ocupa na Confederação Brasileira de Futebol.
4 -  JILMAR TATTO
Comenta pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos e do Sistema Estadual de Análise de Dados, que constatou estar diminuindo a população e a renda no município de São Paulo.
5 -  NIVALDO SANTANA
Registra início, ontem, em Praga, Tchecolosváquia, da reunião conjunta do Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial e tece comentários sobre os protestos ocorridos em várias cidades do mundo. Considera que a população brasileira tem, através das eleições municipais, oportunidade de manifestar o seu desacordo com o neoliberalismo, com a privatização e com o desemprego.
6 -  JOSÉ ZICO PRADO
Critica o Programa Turístico, lançado pelo Governador, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Esporte e Turismo, quando não há nenhum programa de segurança para as escolas e os bairros.
7 -  ROSMARY CORRÊA
Manifesta sua indignação diante do crime cometido por menores, que atearam fogo em família coreana durante assalto, ontem, no Ipiranga, Capital.
8 -  ROBERTO GOUVEIA
Discorre sobre legislação de sua autoria, que trata do direito dos usuários, das ações e dos dos serviços de saúde. Comenta reportagem publicada pelo "Jornal da Tarde", intitulada "Maternidade Modelo da Zona Norte funciona pela metade - reforma empacou".
9 -  ALBERTO CALVO
Reclama da situação em que se encontra a segurança pública em São Paulo. Critica o sistema de assistência à saúde do paulistano, o PAS.
10 -  PEDRO MORI
Lamenta que seu nome, ontem, não tenha sido anotado na verificação de presença, quando, de fato, estava presente na Casa. Reclama do descumprimento de acordo de lideranças e tendo antes assinado seu ponto.

GRANDE EXPEDIENTE
11 -  ROBERTO GOUVEIA
Convida a refletir sobre estudo realizado pela PUC, Inpe e Instituto Polis a respeito da crescente exclusão social na década de noventa. Lamenta que o Brasil seja o segundo país com maior concentração de renda, no que sobrassai a Região Metropolitana de São Paulo. Protesta por melhor distribuição de riqueza e desenvolvimento sustentado e conclama os eleitores a considerarem esses aspectos no pleito próximo (aparteado pelo Deputado Paulo Teixeira).
12 -  CONTE LOPES
Critica a campanha para desarmar a população, iniciada há alguns meses, porque, enquanto isso, os bandidos estão superarmados (aparteado pelos Deputados Luís Carlos Gondim e Edson Ferrarini).
13 -  ALBERTO CALVO
Pelo art. 82, elogia o delegado de polícia titular do 13º DP, Dr. Dejair Rodrigues, e também o Dr. Sérgio Marino Pereira Passos, que é delegado de polícia assistente, do mesmo 13º DP, da Casa Verde, por excelentes serviços prestados à comunidade.
14 -  RAMIRO MEVES
Pelo art. 82, manifesta-se sobre a importância do cumprimento dos acordos de lideranças na Casa.
15 -  PEDRO MORI
Pelo art. 82, alerta que o Colégio de Líderes deve ser respeitado pela Presidência da Casa. Fala sobre os problemas na área de segurança.
16 -  HENRIQUE PACHECO
Pelo art. 82, refere-se a projeto de lei por ele apresentado sobre a criação das pistas exclusivas para os motoboys e motociclistas nas principais ruas da cidade. Explica por que julga que sua tramitação na Casa deva ser acelerada.
17 -  MILTON VIEIRA
Para reclamação, manifesta sua profunda tristeza por ter ficado, ontem, com falta, apesar de ter assinado o livro e estar presente aqui na Casa. Lamenta que o acordo de lideranças não tenha sido cumprido.
18 -  ROSMARY CORRÊA
Por acordo entre as lideranças, solicita o levantamento da sessão.
19 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 28/09, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp